Nota 10

Curta “Pisca Pisca” é o ganhador do Prêmio Gengibirra de Audiovisual no 19º Festival Imagem-Movimento

Exibido na “Mostra Fôlego!”, dedicada à produção amapaense, o curta em destaque levou o troféu e mil reais em dinheiro


 

No sábado (7), ocorreu o encerramento da 19º edição do Festival Imagem-Movimento (FIM), evento que em 2024 completou 20 anos de existência, sendo o festival de cinema e audiovisual mais antigo da Região Norte em atividade. Ao longo da semana, foram diversas ações, como mostras de filmes, ações formativas e conversas temáticas, que mobilizaram um público de cerca de 580 pessoas.

 

A já tradicional Festa Auvaitisse contou com as atrações musicais Yanna Mc, Stereovitrola, O Sósia e Izza Brown. Durante o evento foi revelado o nome da produção destaque da “Mostra Fôlego!” de filmes amapaenses. O curta-metragem documental “Pisca Pisca”, produzido no município de Ferreira Gomes, levou o troféu do 7° Prêmio Gengibirra de Audiovisual e mais R$ 1 mil, em dinheiro.

 

A Direção é assinada por Alerrando Marques, Ana Beatriz Souza, Fernando Vaz, Gustavo Almeida, Deivid Brazão, Ingrid dos Santos, Joabe do Carmo, Maiane Fernandes, Manoel Vicente da Costa, Maria Fernanda Sanches, Zaquias Pereira e Vitória Nascimento, integrantes do “Trabalho Coletivo Tucuju”, iniciativa jovem de comunicação, mobilização social e cinema comunitário surgida em 2023.

 

 

No documentário-cartográfico, jovens moradores de Ferreira Gomes, município rural amapaense, que abriga 3 hidrelétricas, levantam depoimentos sobre o serviço de energia elétrica no Estado. Sob suas lentes, ângulos e olhares, os jovens narram a realidade de conviver com a falta de energia, num lugar onde o abastecimento deveria ser constante.

 

 

“Essa obra reflete a força comunitária e a criatividade de nossa juventude. Realizamos a distribuição do filme passando por diferentes espaços no estado do Amapá e diferentes festivais de cinema no Brasil. Vida longa à obra Pisca Pisca e que possamos alcançar novos públicos”, destacou o educador Jhou Santos, representante do documentário durante a premiação.

 

MOSTRA FÔLEGO! E PRÊMIO GENGIBIRRA

Mostra que carrega o apelo de uma das mais fortes expressões amapaenses. A expressão “Fôlego!” é usada para denotar espanto, surpresa, admiração…E aqui ela dá nome à Mostra que é dedicada ao cinema e audiovisual produzido no Amapá. Uma janela de exibição que fortalece a circulação do audiovisual local, bem como oportuniza ao público o acesso às produções que refletem nossas identidades socioculturais.

 

Concorreram ao 7 º Prêmio Gengibirra de Audiovisual 9 produções amapaenses, sendo elas: Opulência; Lembrar que a dor não é o único jeito de existir; De volta ao antigo normal; Pisca Pisca; Conversa Viada: uma obra sobre a arte performática Drag Queen em Macapá; Amado; Amar e Resistir. A produção ficcional Tu Oro (2024), do diretor Rodrigo Aquiles, foi a exibição especial da “Mostra Fôlego!”, e não competiu com os demais filmes.

 

A produção destaque é eleita pelo voto do público e pelo júri técnico convidado pelo Festival, composto por profissionais atuantes na cadeia produtiva do cinema nacional. Este ano participaram Adrianna Oliveira, diretora e montadora audiovisual de Belém (PA); Jorane Castro, roteirista e diretora de Belém (PA); Aluizio Guimarães, cineasta e roteirista de Campina Grande (PB), e Jack Silva, produtor cultural e CEO Movieland Cinemas, de Macapá (AP).

 

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal. Através dos Editais SECULT EDITAL N° 14/2023 – LATITUDE ZERO e FUMCULT EDITAL 001/2024 – MÁRCIO BACELLAR (IN MEMORIA).

 

Ficha técnica | Equipe principal:

-Jami Gurjão: Direção Geral, Direção Artística, Coordenação de Curadoria

-Rodrigo Aquiles: Direção Geral, Direção de Comunicação

-Alexandre Brito: Produção Executiva

-Kssiddy Weslley: Direção de Produção, Assistente de Direção Artística, Curadoria

-Aline Pacheco: Assistente de Direção Artística, Assistente de Comunicação e Curadoria

-Ivanessa Gemaque: Registro fotográfico

-Lucivaldo Rodrigues: Coordenação Técnica e Operacional

-Thaise Medeiros: Assistente de Comunicação e Curadoria

-Mary Paes: Assessoria de Imprensa

 


Deixe seu comentário


Publicidade