Nota 10

Da academia para a sala de aula, livro propõe nova dinâmica no ensino de história

Autores vão ao rádio divulgar o lançamento do livro “Vivendo na Beira: teoria e prática pedagógica no ensino de história no Amapá”

Compartilhe:

Cleber Barbosa

Da Redação

 

Os professores de história Walbi Pimentel e Vitor Ferreira foram ao rádio nesta terça-feira (10) divulgar o lançamento de um livro que saiu da academia com a proposta de compartilhar com a sociedade aquilo que até pouco tempo era considerado um conhecimento restrito ao público acadêmico. Falando ao programa Café com Notícia, da rádio Diário FM (90,9), eles falaram da programação de lançamento da obra e os bastidores da construção literária, que visa conquistar o espaço do chão das salas de aula.

O Lançamento do livro “Vivendo na Beira: teoria e prática pedagógica no ensino de história no Amapá” acontece no próximo dia 13 de março na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. “Esse projeto surgiu na Unifap, na época do nosso curso de Mestrado Profissional em Ensino de História, quando formamos a primeira turma do Amapá, em 2016, pois até então o curso só existia a nível nacional”, diz Walbi.

Segundo o autor, um dos objetivos desse curso de mestrado é exatamente desenvolver o ensino de história, daí os trabalhos não serem necessariamente dissertações e sim TCMs, Trabalhos de Conclusão do Mestrado, com o objetivo de serem aplicados em sala de aula. “Então isso resultou na produção de documentários, jogos didáticos, livros paradidáticos, manuais, enfim, algo bem específico do programa [do mestrado], daí nossa decisão de fazer uma divulgação dos trabalhos através de uma coletânea de artigos”, detalha.

Diferenças
Vitor Ferreira diz que a publicação dessa obra evidencia bem a diferença do mestrado acadêmico para o mestrado profissional, com a entrega dos resultados das pesquisas. Ele diz que nesse modelo há uma exigência muito maior com a entrega do resultado, a partir de uma interação muito maior com a comunidade acadêmica com a comunidade escolar, com a sala de aula. “Nesse livro falamos de práticas pedagógicas tentando trazer temas da história do Amapá e da Amazônia para a sala de aula, mas também para quem tem interesse na cultura geral e que possa também adquirir o livro”, completa.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Da academia para a sala de aula, livro propõe nova dinâmica no ensino de história”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *