Nota 10

Davi inaugura exposição de Artes do Amapá no Senado Federal

A cerimônia de abertura da Semana do Amapá acontece nesta terça-feira (10), às 11h30, no Espaço Ivandro Cunha Lima.


Em comemoração pelos 76 anos de emancipação do Amapá, o Senado Federal promove, de 10 a 13 de setembro, uma semana de celebração pela criação do então território, alçado à condição de estado com a Constituição de 1998, apresentando ao público a Exposição “AMAPÁ, ONDE OS HEMISFÉRIOS SE ENCONTRAM”, sugerida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP).

“Sou filho do Amapá e neto de marroquinos que deixaram o deserto para desembarcar na floresta, às margens do rio Amazonas, em busca de oportunidades de vida, e lá constituíram família, trabalharam, contribuíram para a formação da cultura local e deixaram raízes que continuam frutificando. Por isso, para mim, é um privilégio, uma honra e uma dádiva, na condição de presidente do Senado Federal, apresentar essa exposição que celebra a cultura amapaense” –  explica Davi.

Com estilos e técnicas desenvolvidas ao longo dos anos, a exposição fotográfica tem como principal conceito mostrar a importância do registro histórico do negro e do índio na construção da cultura e no desenvolvimento do estado do Amapá. Através das fotografias e quadros, o público poderá conferir vários momentos vividos pela população amapaense e apreciar o legado percorrido por 26 artistas plásticos nortistas.

A Exposição Artes do Amapá traz fotografias sobre o Marabaixo, maior manifestação cultural do estado; bem como pinturas em tela, instrumentos do batuque, vestimentas das danças, indumentárias, caixas e objetos de artesanato com diversos tipos de louças, bonecos, sandálias, livros, camisas e quadros, onde as histórias, harmonicamente, se conectam aos personagens representativos do cotidiano tucuju.


Deixe seu comentário


Publicidade