Nota 10

Demonstração, palestra e vídeos marcam lançamento de concurso de redação sobre o GTA

Iniciativa tem parceria da Secretaria de Estado da Educação e faz parte da comemoração dos 12 anos de criação do Grupo Tático Aerotransportado do Amapá.


Do gramado da praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, dezenas de estudantes da Escola Estadual Santina Rioli acompanharam a demonstração de pouso do Grupo Tático Aerotransportado do Amapá (GTA), na manhã desta quarta-feira, 23. A ação fez parte do lançamento do Concurso de Redação Estudantil realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seed) em comemoração dos 12 de anos de criação do GTA.

 

O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas estaduais nas seguintes etapas da educação básica: fundamental II (6º ao 9º ano), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fundamental e médio. Após a demonstração de pouso, os alunos participaram de palestra, que contou a história do Grupo Tático, e acompanharam exibição de vídeos sobre o GTA.

 

“Eu só conhecia o GTA através das propagandas na TV; hoje, pessoalmente, vejo que é algo muito mais grandioso, além da enorme importância que ele tem para a sociedade amapaense. É bonito ver o trabalho desenvolvido”, destacou o estudante Ryan Henrique Cantuária.

 

Com a demonstração, palestra e vídeos os estudantes têm mais embasamento teórico para desenvolver o texto, no gênero dissertativo-argumentativo de, no mínimo 20, e máximo de 30 linhas, para poderem participar do concurso. A produção textual em sala de aula pelos alunos deve ser feita até o dia 30 de maio. As escolas vão eleger os melhores textos por categoria e encaminhá-los para a comissão avaliadora do concurso até 13 de junho.

 

“Esse tipo de ação é importante para que os nossos estudantes foquem na aprendizagem, além de ser mais uma ação visando preparar, por exemplo, os alunos do ensino médio para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, reforçou a coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Luceni Rodrigues.

 


O autor da melhor redação, de cada categoria de ensino, será premiado com um tablet e visita à base do GTA; os professores orientadores receberão Certificado de Honra pelos serviços prestados e dedicação ao ensino. O edital do concurso está disponível no site da Seed no endereço eletrônico www.seed.ap.gov.br. O resultado final será divulgado no dia 25 de junho, também no site da Secretaria de Educação.

 

“É a primeira edição do concurso de redação, e nossa expectativa é de que ele faça parte do calendário de eventos das escolas, a partir de agora. Com essa ação queremos também aproximar o GTA dos estudantes, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido pela nossa equipe”, finalizou o coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid Neto.

 

GTA
A Coordenadoria de Operações Aéreas do Grupo Tático Aerotransportado (COpAer/GTA) foi criada através da Lei Nº 1016, de 30 de junho de 2006, alterada pela Lei Nº 1335, de 18 de maio de 2009, e Decreto Nº 0579, de 3 de março de 2006, para realizar missões de policiamento ostensivo preventivo aerotransportado, operações policiais repressivas, atendimento pré-hospitalar básico e avançado, operações de busca e salvamento e, ainda, outras missões de relevante interesse público com utilização de aeronaves de asa fixa e rotativa.

 

O GTA atualmente é composto por 23 integrantes entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares criteriosamente recrutados e formados em Curso de Operações Aéreas (COA) para exercerem funções de pilotos, mecânicos e operadores aerotáticos em operações de cunho policial e bombeiro, embarcados em aeronaves de asas rotativas ou fixa e em apoio terrestre em viaturas.

Até a presente data são inúmeras as missões relevantes, sejam isoladas ou em integração com outras forças de segurança pública, que obtiveram êxito, notadamente as de caráter policial preventivo e repressivo, contendo e isolando células criminosas, bem como as de proteção e resgate de vidas. Desde a sua implantação, o GTA já atendeu mais de quatro mil ocorrências, entre terrestres e aéreas.


Deixe seu comentário


Publicidade