Nota 10

Desenhos em quadrinhos ainda têm seu valor e público, diz educador Ivan Carlo

Especialista divulga programação especialmente preparada para celebrar a passagem do Dia dos Quadrinhos, que foi adiada na semana passada devido ao concurso público na cidade


Cleber Barbosa

Da Redação

Dia 30 de janeiro é oficialmente considerado o Dia do Quadrinho, porém em Macapá as comemorações acontecem nesta sexta-feira (07) em virtude de o dia comemorativo ter coincidido com o concurso público do fim de semana passado. Um dos coordenadores é o professor Ivan Carlo, que diz ser esta a quarta vez em que os apaixonados por desenhos promovem um evento comemorativo.

A programação acontece das 14 às 18 horas na Biblioteca Pública de Macapá, contando com palestras, oficinas e uma verdadeira ‘feira nerd’, com quadrinhos, bonecos e a participação de um grupo de teatro chamado Beco Teatral, uma trupe que costuma encenar peças como Harry Potter – um ícone para os fãs deste segmento.

Segundo o coordenador, celebrar a data significa reverenciar esta arte, que além do entretenimento e diversão, é muito importante na educação de jovens e adultos. “Existem quadrinhos para todos os gostos, todos os gêneros e todas as idades. Não há ninguém que seja leitor hoje em dia, mesmo adulto, que não leia ou não tenha visto quadrinhos em algum momento da vida”, argumenta.

Ainda neste sentido, o especialista diz que os quadrinhos são na verdade um estímulo à leitura. Ele recordou uma ocasião em que ministrada uma oficina de quadrinhos em uma área muito pobre da periferia de Belém (PA) e geralmente pergunta qual a diferença entre quadrinho e literatura, quando na maioria das vezes as pessoas até sabem diferenciar. “Mas teve uma menina que me deu uma resposta maravilhosa, uma definição perfeita sobre a importância dos quadrinhos: livro é chato e quadrinho é divertido”, lembra.

 

Vantagens

Ivan Carlos também lista as vantagens proporcionadas pelos quadrinhos, como, por exemplo, estimular o hábito da leitura, estimulando a criatividade, pois há quem pense o contrário. Ele diz que entre um quadrinho e outro as pessoas estão sempre utilizando sua criatividade.

Ele também fala sobre algumas contribuições que vieram pela própria evolução dos tempos e da tecnologia. A primeira delas foi a própria importância dos quadrinhos, pois antigamente tempo atrás se uma criança levasse um quadrinho para a sala de aula o professor rasgava ou até botava fogo. “Hoje em dia o quadrinho já é usado em fala de aula, o que já é muito legal”, diz.

Os quadrinhos também já mereceram reconhecimentos como o Prêmio Jabuti, que é da literatura brasileira, mas que agora tem uma categoria de quadrinhos. “E tudo isso influenciado pelo Maurício de Souza, que todo mundo conhece, mas que depois lançou a Turma da Mónica para adolescentes e depois até a fase adulta.


Deixe seu comentário


Publicidade