Desfiles das Escolas de Samba acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo de Macapá
A programação é coordenada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) e conta com um repasse histórico de R$ 10 milhões

Com apoio do Governo do Estado, os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2026 já têm data marcada no Amapá. O espetáculo acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, na tradicional pista da Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, reunindo agremiações, artistas e milhares de foliões em uma das maiores manifestações culturais da região Norte.
A programação é coordenada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e conta com um repasse histórico de R$ 10 milhões, anunciado pelo governador Clécio Luís durante a Central da Expofeira 2025. O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do Carnaval amapaense, reconhecido como um importante vetor cultural, turístico e econômico.
“O desfile das escolas de samba, que voltou a ser realizado em 2023 na estrutura do Sambódromo de Macapá com articulação do Governo do Estado, se fortalece ainda mais com esse repasse. O fomento à cultura popular e às tradições carnavalescas também impulsiona o turismo, o empreendedorismo e a geração de renda, consolidando o Amapá no circuito dos grandes eventos nacionais”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Além disso, o governador Clécio Luís anunciou, na terça-feira, 27, a gratuidade do acesso às arquibancadas de concreto e de ferro durante os desfiles das escolas de samba no Carnaval 2026. A medida amplia o acesso da população ao espetáculo e reafirma o caráter democrático da maior festa popular do estado.
A retomada dos desfiles no Sambódromo integra a política do Executivo Estadual de valorização da cultura popular, aliada ao incentivo ao turismo e ao empreendedorismo criativo, ampliando a visibilidade do Amapá no cenário nacional de grandes eventos.
“Esse investimento garante mais estrutura, organização e qualidade aos desfiles. É uma vitória das escolas de samba, dos brincantes e de todos que fazem o Carnaval acontecer. Com esse apoio, teremos condições de apresentar um espetáculo grandioso, à altura da nossa cultura e da nossa gente”, ressaltou o presidente da Liesap, Jocildo Lemos.
Confira a ordem dos desfiles:
13 de Fevereiro;
21h – Embaixada do Samba Cidade de Macapá
22h25 – Emissários da Cegonha
23h50 – Unidos do Buritizal
1h25 – Maracatu da Favela
3h – Boêmios do Laguinho
14 de Fevereiro;
20h – Império Solidariedade
21h25 – Império da Zona Norte
22h50 – Império do Povo
0h25 – Piratas da Batucada
2h – Piratas Estilizados
Deixe seu comentário
Publicidade

