Nota 10

Dia do Marabaixo: data celebra história e cultura do Amapá

Programação alusiva à data terá lives de apresentações culturais, rodas de conversas, exposições e feiras – todas seguindo os protocolos de segurança sanitária.


Lana Caroline
Da Redação

 

O Dia do Marabaixo, comemorado nesta quarta-feira (16) e o Dia da Capoeira, celebrado no dia 30 de junho, terão uma programação integrada, que acontecerá no Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá. Entre as atividades estão lives de apresentações culturais, rodas de conversas, exposições e feiras – todas seguindo os protocolos de segurança sanitária.
Uma das figuras marcantes do Marabaixo, Elísia Congó, afirmou que o dia é marcado por muita luta.

“No dia 15 de junho de 2010 uma pessoa disse que estava sendo importunada pelas caixas de Marabaixo e a polícia chegou ao local e parou aquela celebração. Um dia após (16), a comunidade marabaixeira foi às ruas pedindo ao poder público que nos ajudassem. O deputado Dalton Martins cumpriu a promessa que nos fez, instituindo o Dia do Marabaixo, prestigiando nossa cultura. E o vereador Dudu Tavares, criou uma lei, que foi aprovada pelo prefeito Dr. Furlan, instituindo, também, o Dia Municipal do Marabaixo”, afirmou Elísia.

A programação tem apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Cultura (Secult), de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e de Juventude (Sejuv), em parceria com o Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Impoir), grupos culturais e o shopping onde acontecerão os eventos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 16 de junho (quarta-feira):
Das 16h às 17h50 – Roda de conversa “Políticas culturais: A importância do dia Estadual e Municipal do Marabaixo”;
Das 18h às 18h50 – Missa Afro;
19h – Apresentações culturais (rodas de marabaixo);
– Marabaixo do Pavão;
– Grupo Raimundo Ladislau;
– Berço do Marabaixo;
– Raízes da Favela;
– União Folclórica de Campina Grande;
– Marabaixo do Laguinho;
– Grupo de Marabaixo Tia Sinhá;
– União dos devotos de Nossa Senhora da Conceição – UDNSC;

Dia 23 de junho (quarta-feira);
Dias 16h às 17h50 – O programa Amapá Jovem e os resultados da Monitoria de Capoeira e
Marabaixo;
Das 18h às 19h – Oficina de Marabaixo e Capoeira;
-Cortejo Cultural – Monitores de Marabaixo e Capoeira;
Dia 30 de junho (quarta-feira):
Das 16h às 17h50 – Dia Estadual da Capoeira e os impactos dos projetos sociais na comunidade
Amapaense;
Das 18h às 19h30 – Apresentações Culturais – Grupos de Capoeira;
– Flesh Move;
– Intervenção cultural.

 

Sobre as Datas:

O Dia Estadual do Marabaixo foi criado através do Projeto de Lei nº 0049/10, do falecido deputado estadual Dalto Martins. A data foi escolhida para homenagear a Santíssima Trindade. Aprovada pela Assembleia Legislativa, a Lei foi sancionada em 2010. A mais legítima manifestação cultural amapaense foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2018.

Já o Dia Estadual da Capoeira é 30 de junho. A data foi instituída pela Lei nº 1.678/2012, do Governo do Amapá. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Em 2014 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), deu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade para a Capoeira.


Deixe seu comentário


Publicidade