Nota 10

Dia do Quadrilheiro Junino é celebrado com festival on-line

Esta lei também existe no âmbito de Macapá desde 2012, de autoria do então vereador Clecio Luiz e a nível de Estado, desde 2015, de autoria da Deputada Estadual Cristina Almeida, todas celebradas no dia 27 de junho.


Foto: Claudio Rogério

Por: Cláudio Rogério

No dia 27 de junho, data que marca o dia nacional, estadual e municipal do quadrilheiro junino, será celebrar com o I FESTIVAL ON-LINE DE CULTURA JUNINA.

O evento idealizado pelo jornalista Cláudio Rogério, militante da cultura junina no Amapá, terá em sua dinâmica apresentações individuais de miss caipira, casais de noivo, misters caipira e miss caipira da diversidade, além de conversas com militantes do segmento junino de todo Brasil.

Com a não realização dos folguedos juninos em todo Brasil, em razão da pandemia do coronavírus, houve a necessidade de realizar este encontro para que os quadrilheiros juninos possam trocar experiências e também debaterem sobre o futuro da quadra junina.

Além de entrevistas, o evento irá apresentar vídeos com cantores das regiões norte e nordeste, mostrar apresentações de concursos de misses de anos anteriores e realizar sorteio de prêmios aos internautas que estiverem acompanhando a live.

O Evento será apresentado pela fanpage “Foguetinhos da Quadra Junina”, criado para divulgar a cultura junina do Amapá para todo o Brasil.

 

Data

Desde 2011, que o 27 de junho é comemorado o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (data da aprovação do Projeto de Lei 12.390 -11), em homenagem aos militantes e propagadores da cultura junina brasileira. O projeto de Lei é de autoria da ex-deputada federal, Nilmar Ruiz e sancionado pela Presidente Dilma Roussef.

De acordo com a Lei, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada, transmitido por tradição popular nas festas juninas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade