Nota 10

Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado com contações de hi

A programação também lançou um espaço de leitura na livraria que vai funcionar todos os sábados, recebendo artistas para contação de histórias.



 

 

O Dia Nacional do Livro Infantil, ontem, foi comemorado no Amapá com uma programação gratuita na Livraria Didática.

Houve exposição de obras literárias, inclusive de amapaenses, sarau com poetas locais e contação de duas histórias regionais apresentadas pelo ator Joca Monteiro.

Estrutura de iluminação, fumaça, som e outras tecnologias foram utilizados pelo ator para atrair o público para a contação de histórias performáticas.

“As filhas da Matinta” foi a primeira trama a ser contada, à criançada. O enredo fala sobre a índia Matiá, detentora de super poderes, que surgiu durante uma guerra entre duas tribos, Galibi-Maruorno e Palikur, em Oiapoque, na região Norte do Amapá. Hoje, a índia é Matinta Pereira, personagem folclórico de uma lenda conhecida da região amazônica, misturando suspense e mistério.

A segunda história foi “O pretinho da beira do rio”, resgatada do município de Tartarugalzinho, de um dos moradores mais antigos da cidade. O “pretinho” é o guardião de todo o tesouro escondido às margens do rio Tartarugalzinho, que mora nas águas profundas, podendo castigar os gananciosos e premiar os bem feitores.


Deixe seu comentário


Publicidade