Nota 10

Diocese de Macapá abre inscrições para novo curso de Fé e Política

As inscrições prévias devem ser feitas no período de 2 a 26 de agosto de 2021.


“Contribuir com a formação de lideranças inseridas na participação política, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica, teológica, das ciências sociais e da filosofia, para a construção de uma sociedade justa, solidária, democrática, pluricultural e pluriétnica”. Este é um dos principais objetivos do novo curso de Fé e Política realizado pela Diocese de Macapá, por meio das Pastorais Sociais, Conselho Diocesano de Leigas/os, Escola de Fé e Política Padre Luís Carlini, com o apoio do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

As inscrições prévias devem ser feitas no período de 2 a 26 de agosto de 2021, de forma presencial na Secretaria do Centro de Pastoral, na avenida Padre Manoel da Nóbrega, nº 1000, atrás da Igreja Jesus de Nazaré; e pela internet, no e-mail escoladefeepolitica.luiscarlini@gmail.com.

Outras informações com o professor Marcos Vinicius, coordenador da Escola, pelo telefone/ WhatsApp:(96) 98120-9058. As vagas são limitadas e os participantes selecionados para o curso devem fazer um investimento de 50 reais em conta bancária da Mitra diocesana.

O curso e demais atividades da Escola de Fé e Política são para sacerdotes, religiosos, lideranças das comunidades eclesiais, movimentos, pastorais e demais organismos da Diocese; dos movimentos populares, sindicais e partidárias. Podem participar ainda pessoas que atuam em organizações comunitárias, cidadãos que ocupam cargos políticos eletivos, quem pensa em concorrer ao Executivo, Legislativo e aos conselhos de direitos municipais e estaduais, como Conselho Tutelar, da Saúde, Pessoa idosa e outros.

Os critérios para participação do curso de Fé e Política, entre outros, são: Compromisso de participar das etapas previstas pelo curso e de realizar os trabalhos solicitados; identidade cristã de vivência e participação; compromisso de ser agente multiplicador na organização que representará no curso; conhecimento de internet para as aulas à distância e ter o Ensino Médio. O período do curso será de setembro de 2021 a agosto de 2022, por módulos mensais, com aulas e atividades onlines.

 

Homenagem
O nome da Escola de Fé e Política é um reconhecimento e uma homenagem ao missionário italiano, Padre Luís Carlini, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (Pime), que faleceu no início deste ano, na Itália. Ele dedicou quase 50 anos de sua vida sacerdotal ao povo de Deus do Amapá e da região das ilhas do Pará e atuou na implantação das paróquias de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jari, e Nossa Senhora Aparecida do Brasil, em Porto Grande.

Em Macapá, por 14 anos Padre Carlini foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, desenvolvendo um significativo apostolado nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e junto aos jovens com a iniciativa do Discipulado. Nos últimos anos foi pároco de Jesus Bom Samaritano, na região sul de Macapá. Ainda como pároco, entre outras missões, se dividia entre as atividades da Pastoral Carcerária, com assistência junto aos internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e com os menores internos do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein).

Escola
O curso de Fé e Política da Diocese de Macapá já foi realizado em outras ocasiões e agora está sendo organizada a Escola de Fé e Política, interligada ao Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), com sede em Brasília, projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se propõe formar pessoas capazes de colaborar com os critérios éticos para a consolidação e o aperfeiçoamento da democracia e da cidadania na sociedade brasileira.

A Escola de Fé e Política de Macapá conta com um grupo de assessores que vêm refletindo e pesquisando sobre Fé, Cidadania e Política. São professores de diversas instituições de ensino superior, padres, diáconos e de leigos que foram capacitados no CEFEP e que deverão desenvolver no decorrer deste curso temas como: Fratelli Tutti-Magistério Social do Papa; Francisco; Releitura da relação fé e política na Bíblia; Doutrina Social da Igreja; História da Igreja na Amazônia; Análise da sociedade contemporânea; Igreja, ética, cidadania e direitos humanos; Sínodo da Amazônia; Controle Social das políticas públicas e Orçamento participativo, entre outros.

Contribuição de Oscar Filho, Pastoral da Comunicação


Deixe seu comentário


Publicidade