Nota 10

Diocese de Macapá celebra Missa de Envio e Bênção das Imagens de São José

Celebração marcou início da peregrinação das imagens do Padroeiro, reunindo fiéis, famílias, paróquias e instituições na Catedral São José


A Diocese de Macapá realizou, nesse domingo, 8, na Catedral São José, a Missa de Envio e Bênção das Imagens de São José.

 

A celebração marcou o início da peregrinação das imagens do Padroeiro e integrou a programação da Festividade de São José 2026, reunindo fiéis, famílias, paróquias e instituições em um momento especial de fé, comunhão e missão.

 

 

Durante a Missa, devotos e devotas levaram suas imagens de São José para receber a bênção e o envio missionário. O gesto simboliza a confiança depositada sob a proteção do Padroeiro da Diocese e da cidade de Macapá, bem como do estado do Amapá.

 

A coordenação da festividade destaca que a Missa de Envio é um dos momentos mais significativos do calendário celebrativo, pois reforça o caráter missionário da devoção a São José e o compromisso dos fiéis com a vivência da fé no cotidiano.

 

 

“Abençoamos e enviamos as comissões, a diretoria e as imagens que, a partir desta semana, irão peregrinar pelas casas e repartições públicas da nossa cidade. São José não é apenas o padroeiro da Diocese; ele é também padroeiro da cidade de Macapá, do Estado e patrono da Igreja no mundo inteiro. Por isso, somos motivados a crescer ainda mais na devoção a São José e a buscar uma intimidade maior com esse santo providente. O tema deste ano nos inspira a permitir que Jesus more e habite entre nós. Estamos caminhando passo a passo para viver intensamente essa devoção”, destacou o padre Fábio Pereira, coordenador da Festividade de São José 2026.

 

Para os fiéis, a bênção das imagens representa um sinal de esperança, proteção e renovação da fé, especialmente no contexto familiar e profissional.

 

“Minha devoção a São José vem do meu avô. Desde então, nunca deixei de frequentar a igreja e sempre caminhei com São José. Entre as bênçãos que alcancei, pedi muito para que minha filha conseguisse uma casa, e ela conseguiu. Sou muito grata a Deus e a São José”, relatou a devota Francilete Palmeirim.

 

 

Durante a celebração, os membros das comissões também receberam a bênção de envio, essencial para a peregrinação das imagens, que levará a presença do padroeiro a diversos lares, ambientes de trabalho e espaços comunitários ao longo da festividade.

 

“Participo da Catedral desde que me entendo por gente. Casei aqui e toda a minha vida de fé foi construída neste espaço. Hoje sirvo na equipe da Guarda de São José e, com muita alegria, participarei das peregrinações. Este ano é só gratidão, especialmente pela graça que recebi com a aprovação do meu filho em um concurso. Esse foi o maior presente que São José me concedeu”, afirmou Áurea Costa, membro da Guarda de São José.

 

Peregrinações

As imagens iniciarão a peregrinação a partir desta segunda-feira, 9, e seguirão até o dia 9 de março. Além das casas das famílias e repartições públicas, neste ano as imagens também visitarão municípios como Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.

 

Festa de São José 2026

O ponto alto da festividade acontece tradicionalmente no dia 19 de março, Dia de São José. Em 2026, a celebração traz como tema ‘São José, protege nossas casas, abençoa nossos lares’, com o lema ‘Ele veio morar entre nós’ (Jo 1,14). A Diocese reforça o convite para que todos participem deste momento de profunda espiritualidade. A coordenação da festa disponibilizará um link com um subsídio de orações para os fiéis.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade