Nota 10

Docentes da Unifap são contemplados com bolsas do CNPq

O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora


 

Os docentes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Cleydson Breno Rodrigues, do Curso de Ciências Biológicas, Francisco Fábio Oliveira, do Curso de Farmácia, e Gutemberg de Vilhena, do Curso de Relações Internacionais, foram contemplados com bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O objetivo das bolsas DT é valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos.

 

Os pesquisadores ressaltam que alcançar o status de bolsista de produtividade científica pelo CNPq no Brasil representa não apenas uma distinção de grande prestígio para pesquisadores e cientistas, mas também um reconhecimento tangível de sua excelência e dedicação incansável ao avanço acadêmico.

 

O Dr. Cleydson Breno foi contemplado com Bolsa DT na categoria 1D na área de Biotecnologia. O pesquisador irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Prospecção biotecnológica e avaliação de potenciais compostos bioativos com atividade antimicrobiana na Amazônia”, com o objetivo prospectar novos compostos com potencial atividade antimicrobiana para combater cepas de Staphylococcus aureus resistentes a Meticilina (MRSA), Vancomicina (VRSA) e Klebsiella pneumoniae produtora de Carbapenemase (KPC). Conta ainda com a colaboração de outros pesquisadores do Brasil, Espanha e Quênia para alcançar os objetivos propostos.

 

O Dr. Francisco Fábio foi contemplado com bolsa DT na categoria 2 na área de Tecnologias Médicas e da Saúde. O pesquisador desenvolverá o projeto intitulado “Desenvolvimento, avaliação biofarmacêutica e antibiofilme de nanopartículas poliméricas carregadas com tensoativos derivados de arginina como alternativa para o tratamento de feridas” no qual pretende obter formulações inovadoras de base nanotecnológica capazes de prevenir infecções e tratar feridas crônicas e de difícil tratamento, frequentemente contaminadas por microrganismos resistentes. Com parcerias estabelecidas com instituições no Brasil e na Espanha o pesquisador pretende contemplar de modo amplo essa problemática, utilizando para tal materiais biodegradáveis, biocompatíveis e de baixo custo, reduzindo os gastos de tratamento e possibilitando o acesso à parte da população não assistida.

 

O Dr. Gutemberg de Vilhena foi contemplado com Bolsa DT na categoria 2, na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O pesquisador irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Proteção e Sustentabilidade Ambiental nas Zonas de Fronteira da Região das Guianas”, com o intuito de promover a melhoria da qualidade ambiental, a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais por meio do desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com foco nas zonas de fronteira e, em especial, nas cidades gêmeas da região das Guianas, composta por Brasil, França/Guiana Francesa, Suriname, República da Guiana e Venezuela, o projeto busca enfrentar desafios específicos relacionados ao garimpo clandestino, desmatamento, qualidade de vida urbana e proteção dos povos originários.

 


Deixe seu comentário


Publicidade