Documentário celebra memória e vida cultural do Complexo Esportivo Glicério Marques
Filme do cineasta amapaense Abel Neto resgata história, transformação e legado do Gigante da Favela, que faz 76 anos em 15 de janeiro

O documentário em curta-metragem ‘GLICÉRIO MARQUES – mais que história, memória viva e vida vibrante’, dirigido pelo cineasta amapaense Abel Neto, celebra os 76 anos do Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques, em Macapá.
Inaugurado em 1950, o então Estádio Glicério Marques atravessou décadas marcadas por grandes partidas de futebol, momentos de glória, períodos de abandono e um processo de reestruturação que o transformou em um moderno complexo esportivo. Hoje, o espaço vai além do futebol e se consolida como ponto de encontro dos povos do Meio do Mundo, abrigando diversas atividades esportivas e socioculturais que entrelaçam passado e presente.
Do antigo estádio, permanece viva a memória de quem viu a bola rolar nas primeiras décadas no chamado Gigante da Favela. É nesse contexto histórico e afetivo que o documentário se constrói, trazendo uma narrativa vibrante sobre as partidas históricas, os personagens e a pulsação cultural que marcam a trajetória do espaço.
O diretor Abel Neto destaca a relevância histórica do local e do filme: “A bola rolou pela primeira vez nos gramados do Glicério Marques ainda nos tempos do antigo Território Federal do Amapá, antes mesmo da existência do Maracanã, no Rio de Janeiro. Essa referência ajuda a compreender a dimensão do valor histórico desse filme, do ponto de vista cronológico”, ressaltou o cineasta.
Com 25 minutos de duração e classificação livre, o documentário tem como objetivo registrar, difundir e preservar a história do antigo Estádio Municipal e atual Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques, contribuindo para a pesquisa e o conhecimento das futuras gerações. A obra é direcionada a estudiosos, profissionais das áreas de história e esporte, estudantes, acadêmicos e ao público em geral.
A produção cinematográfica será lançada em breve, mas o público pode assistir ao trailer disponível no link https://youtu.be/YNAPMzr5uRU.
Deixe seu comentário
Publicidade





