Em comemoração a semana da consciência negra, IMPROIR realiza evento que visa incentivar louceiras da comunidade do Maruanum.
Evento intitulado Senhoras do Barro, que tem como o objetivo divulgar e incentivar o trabalho das louceiras

Lana Caroline – Da Redação
E as comemorações da semana da consciência negra continuam. Desta vez o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIR) está realizando um evento intitulado Senhoras do Barro, que tem como o objetivo divulgar e incentivar a produção do trabalho das louceiras da comunidade do Maruanum. O diretor presidente da pasta, Maykom Magalhães, falou sobre a exposição que está sendo feita.

“A gente já levou essa exposição, no ano de 2017, para o Fórum Social Mundial da Bahia, e a gente está construindo o centro das louceiras do Maruanum, na comunidade do Carmo do Maruanum, estamos com 90% concluída”, afirmou.
Um jantar será servido na noite desta terça-feira (26) no Sankofa, localizado na orla de Macapá, e durante o evento estarão presentes donos de restaurantes, pessoas ligadas a rede hoteleira do estado, entre outras, para mostrar o acervo de peças, que são ao todo 167. O intuito é fazer com os presentes no evento, conheça o trabalho das louceiras e que possam adquirir os produtos como forma de incentivo e divulgação.

“O diferencial dela é que o trabalho é de uma arte ancestral, centenária. Tem toda uma técnica de colhimento do barro, colhimento da cascas das árvores que envolvem a peça. É um trabalho artesanal, então é um saber popular, por isso é tão valorizado”, afirmou Maykom sobre as peças.
As peças serão vendidas durante o evento, a partir das 19h no Sankofa, e variam de valores de acordo com o tamanho da peça.
Deixe seu comentário
Publicidade
