Nota 10

Empreendedores e artesãos faturam quase R$ 100 mil em vendas na Festa de São Tiago

Números são da Feira de Artesanato e Manualidades e da Praça e Alimentação, montada e organizada pelo governo do Estado em Mazagão Velho


Uma pesquisa de faturamento e ocupação temporária aplicada por técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em Mazagão Velho, durante a programação dos 240 anos Festa de São Tiago, apontou um volume de vendas de R$ 97.004 mil dos empreendedores e artesãos. A coleta de dados foi realizada no período de 16 a 26 de julho.

Os números são referentes à Feira de Artesanato e Manualidades e à Praça de Alimentação. Os espaços foram organizados pelo governo do Estado, sob a responsabilidade da Sete, e abrigaram 50 empreendedores, gerando 76 trabalhos temporários.

Os dias de maior faturamento foram 23 de julho, com R$ 14.370 em vendas, e 25 de julho, com R$ 36.840. No total, a área de alimentação vendeu R$ 64.815 mil em comidas típicas, sanduíches, bolos, sucos, bebidas, salgados, churrasco, pizza etc. Já o artesanato e manualidades renderam R$ 32.189 mil com a venda de peças em madeira, argila, cerâmica, sementes, bonecas de pano, bijuterias, roupas e acessórios.

“Os três segmentos ficaram muitos satisfeitos com o resultado das vendas. O público compareceu à festividade e os empreendedores aproveitaram o fluxo de pessoas para faturar. Isto só foi possível devido ao esforço conjunto do governo do Estado e os parceiros”, disse a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo.

A pesquisa avaliou o perfil dos empreendedores participantes da Festa de São Tiago. A maioria tinha em média de 27 a 59 anos. As mulheres estavam em maior número. Quanto ao grau de escolaridade, dos 50 entrevistados, 28 disseram ter o ensino médio. A maior parte dos empreendedores era de Mazagão Velho. Mais de 50% disseram que participaram pela primeira vez do evento.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo também avaliou o grau de satisfação. Quando perguntado sobre o espaço disponibilizado pelo Governo do Amapá, a maioria considerou bom. A mesma avaliação foi dada para a organização da festividade (parceria governo, prefeitura e Associação Cultural de São Tiago). O volume de vendas foi considerado dentro da expectativa.


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