Nota 10

Encontro de serranos inicia nesta sexta-feira na Orla de Fazendinha

Evento, que entra este ano em sua 8ª edição, tem como objetivo manter viva a tradição dos tempos áureos da Icomi no município de Serra do Navio, no Amapá.


Inicia nesta sexta-feira na Orla da praia de Fazendinha, em Macapá, o 8º Encontro dos Serranos. Entrevistados ao vivo nesta quinta-feira (06) pela bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9), os coordenadores do evento, realizado por nativos e amigos, daquele município amapaense, explicaram que o objetivo é manter viva a tradição dos tempos áureos da Icomi (Indústria e Comércio de Minérios S/A), que construiu a cidade para servir como base para a exploração de manganês a partir da década de 1970.

Eles explicaram que a programação inclui Macapá para dar maior visibilidade à festa, que prosseguirá nos próximos sábado e domingo em Serra do Navio, com várias atrações musicais. Um dos coordenadores, Daniel, falou com saudosismo da Serra do Navio antiga e lamentou o que chamou de “estado de abandono” que o município vive atualmente:

– A gente fica muito triste quando vê o município no abandono em que se encontro, completamente diferente de antigamente; as casas já estão descaracterizadas daquele estilo americano, mas vários órgãos, entre eles a prefeitura e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) estão trabalhando para a restauração; o estádio, por exemplo, está muito bonito, e o clube, o MEC (Manganês Esporte Clube) e a piscina já estão com projetos prontos para serem revitalizados – comentou.


Deixe seu comentário


Publicidade