Nota 10

Enredos urbanos são mostrados na forma de artes na Galeria ‘Fátima Garcia’

Exposição, na Universidade Federal do Amapá, vai até 4 de outubro


Douglas Lima
Da Redação

Catorze artistas, entre ilustradores, tatuadores, grafiteiros e músicos, expõem seus trabalhos na Galeria ‘Fátima Garcia’ montada no Prédio de Artes e Letras da Unifap.  Release sobre o evento diz que a exposição, chamada ‘Margens’, é uma caixa de gentilezas em que artistas e colaboradores depositam fragmentos de seus enredos urbanos para contemplação e deleite de observadores.

Lene Moraes e Amanda Iglesias, da equipe organizadora do evento, estiveram no início da noite desta terça-feira, 24, no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), excepcionalmente apresentado por Rodrigo Silva, e produzido por Anita Flexa. As duas informaram que Margens, a primeira grande exposição que a Galeria Fátima Garcia recebe, permanece em cartaz até 4 de outubro.


Lene pontuou que na expô não tem muros, nem ruas, nem lousas, nem instrumentos musicais, nem uma pistola de tatuagem, mas o picho, o grafite, os pincéis, as cores, os sons, a tatuagem. “É nesse tráfego de contramão, que os artistas vêm depositar a urbes num espaço para a mediação artístico-educativa sobre a cidade”, completou Amanda Iglesias.

A expectativa da exposição é não ousar dizer que a ‘street art’ se encaixou ou se adaptou para um espaço museológico tradicional, antes, apontar que a perspectiva é gerar sensações, reflexões e debates sobre vivências e intercâmbios artísticos quase ilógicos, porém possíveis.

A Galeria Fátima Garcia foi inaugurada em 2018, mas o nome é bem mais recente, homenageando uma educadora do Curso de Licenciatura em Arte Visuais da Universidade Federal do Amapá.

“A exposição faz parte do calendário do Circuito Traços de Graffiti. A intenção é, a priori, alavancar o cenário de urbanografias, nas quais se discute e ampara a sinestesia das ruas, trazendo os artistas atuantes para diálogos com novos talentos que querem imergir nessa linguagem”, diz também o release do acontecimento.

Dentre as obras mostradas, observa-se variadas técnicas, como as tridimensionais, verticais, desenhos sobre madeira, telas, papéis diversos, sprays, acrílicas, aquarelas. Agendamentos de visitas guiadas para estudantes e grupos pode ser feito pelo número (96)981015964 ou no perfil oficial do evento (@circuitotracosap).


Deixe seu comentário


Publicidade