Nota 10

Equinócio da Primavera 2021 terá programação científica e cultural no Marco Zero

Setur coordena o evento que terá visitação guiada na próxima quarta, 22.


Foto: Maksuel Martins

Na próxima quarta-feira, 22, o Governo do Amapá dá início à programação do Equinócio da Primavera 2021. O evento – que marca a chegada da primavera no hemisfério sul – será totalmente transmitido pelas redes sociais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e terá visitações guiadas ao monumento Marco Zero do Equador, na zona sul de Macapá, durante todo o dia.

O número de visitantes será limitado devido à pandemia de covid-19. Todos os presentes devem usar máscara e manter o uso de álcool em gel.

Quem visitar o ponto turístico receberá explicações sobre o fenômeno. Na programação, haverá experimentos científicos e observação da movimentação e inclinação da Terra em relação ao Sol. Um dos convidados é o professor Carlos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), que vai fazer o 1º Experimento de Eratóstenes, demonstrando que a Terra não é plana.

Uma live das 10h às 14h vai apresentar a evolução da sombra no obeslico e, pela parte da tarde, haverá programações culturais musicais com bandas locais, grupo Kazumba Akelê e também do DJ 008.

 

Equinócio

As estações são determinadas pelo movimento de translação da Terra. Enquanto a rotação é o movimento em torno de seu próprio eixo, a translação é a volta que ela dá ao redor do Sol. Durante o período do fenômeno, o dia fica com a mesma duração da noite (12 horas cada).

O Equinócio acostuma atrair turistas ao Amapá. Com a reabertura gradual das atividades turísticas, a intenção é retomar a promoção do Monumento Marco Zero do Equador consolidado do Amapá, para geração de emprego e renda no setor de turismo.


Deixe seu comentário


Publicidade