Nota 10

Escola de Pesca do Amapá incrementa o setor pesqueiro em todo o estado

Criada em 2009, a instituição forma mão-de-obra profissional na pesca e na aquicultura no Amapá.


Célio Alício
Da Redação

O programa Café com Notícia, apresentado pela jornalista Ana Girlene de segunda à sexta-feira pela Rádio Diário FM realizou entrevista com profissionais da Escola Técnica de Pesca do Amapá, mais comumente chamada de “Escola de Pesca”. Estiveram presentes o professor Everaldo Borges, diretor da escola; Pedro Júnior, químico especialista em couros e tanantes; e, Rômulo Vasconcelos, geógrafo com especialização na área ambiental e mestre em Políticas Públicas, sendo os dois últimos do quadro docente da escola.

A escola fica localizada Rodovia AP 010, no distrito industrial do Matapi, no município de Santana e foi criada em 2009 com o objetivo de formar mão-de-obra especializada promover técnicas e tecnologias voltadas para na área da pesca e da aquicultura na modalidade de ensino técnico. A escola oferece dois tipos de cursos: o “concomitante”, que é reúne alunos do ensino médio para cursarem paralelamente o ensino técnico; e, o “subsequente”, disponibilizado para alunos que já concluíram o ensino médio e pretendem ingressar no curso técnico.

Segundo o professor Pedro Júnior, a escola desenvolve o ensino e a aprendizagem no “reaproveitamento dos resíduos sólidos do pescado, ou seja, o reaproveitamento da pele de peixe para transformá-la em couro, em oficina de 200 horas e depois temos outra oficina de 80 horas que a de Biobijoux, onde é processado o reaproveitamento dos resíduos sólidos do pescado da escama intercalado com o couro para a fabricação de biobijuterias”.

“Nossa escola aceita o ingresso de alunos a partir de 16 anos sem exigência de escolaridade e que queiram se formar e se especializar na área da pesca e da aquicultura e que possuem carência de profissionais especializados para o suprimento de suas demandas”, disse o diretor, Professor Everaldo Borges. Ele informou também que a escola irá abrir o primeiro curso técnico em agroecologia, área de estudo da agricultura com viés ecológico e que prioriza a utilização dos recursos naturais de forma ecologicamente correta e com fins de preservação ambiental. O curso foi aprovado pelo Conselho de Educação.

A Escola de Pesca do Amapá tem atualmente duas turmas do curso técnico em pesca, com 50 alunos divididos em 25 para cada turma, sendo que uma turma funciona à tarde e a outra funciona à noite. A conclusão do curso está prevista para o mês de julho. O quadro de funcionários conta com 35 profissionais, sendo 22 profissionais do magistério e 13 funcionários do quadro de apoio. Do ponto de vista administrativo a escola possui um diretor, um secretário, um diretor adjunto e a equipe pedagógica. O quadro docente é composto por 14 professores de diversas áreas de estudo.


De acordo com o professor Rômulo Vasconcelos, a Escola de Pesca “trabalha com o eixo de recursos naturais, e dentro desse eixo temos o curso técnico de pesca e os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e isso ajuda bastante na formação do aluno para que ele possa exercer a contento a função de agente multiplicador e coordenador de projetos ambientalmente corretos para promover a qualidade de vida às pessoas que precisam dos recursos organicamente produzidos ou produzidos de forma natural”.

“A duração dos cursos é de 1 ano e meio sem a exigência de estágio, sendo que os alunos têm aulas práticas, aulas de canto, visitas técnicas, participam de muitas palestras e de diferentes eventos para encorpar a formação discente. Os alunos que participam dos eventos precisam entregar um relatório geral ao final do curso para obterem a certificação técnica, mas os alunos que participam de um apenas um módulo recebe uma certificação intermediária”, disse o diretor Everaldo Borges.


Deixe seu comentário


Publicidade