Nota 10

Escola Estadual Antônio Guerra, do distrito de Sucuriju, promove exposição fotográfica

As fotografias foram tiradas por estudantes e evidenciam o cotidiano da comunidade


 

A população da cidade de Macapá tem oportunidade de conhecer mais sobre a realidade do distrito de Sucuriju com uma exposição fotográfica itinerante realizada pela Escola Estadual Antônio Guerra. As obras estão disponíveis no Superfácil Educação, e seguem para a Escola Estadual Barão do Rio Branco na quinta-feira, 27.

 

Todas as fotos foram realizadas por alunos do ensino fundamental 2 e demonstram o cotidiano da comunidade e sua relação com a natureza. A comunidade de Sucuriju fica em frente ao oceano atlântico e enfrenta dificuldades para obter água doce, uma realidade retratada nas imagens.

 

O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, visitou a exposição e parabenizou a iniciativa, ressaltando como o projeto é fruto da educação modular.

 

 

“Ver o talento e a sensibilidade de nossos alunos demonstra o valor de projetos multidisciplinares. Iniciativas como esta merecem todo o nosso apoio”, ressaltou.

 

A professora de artes Márcia Mareco foi uma das orientadoras do projeto e explica que a exposição é um projeto da escola, e que as obras foram primeiro expostas para os moradores.

 

“Os estudantes tiraram as fotos com os celulares próprios ou com telefones emprestados dos profissionais da escola. O nosso objetivo com o projeto é valorizar o trabalho dos alunos e mostrar que existem comunidades que vivem em harmonia com a natureza, sem degradar o ambiente em que vive”, contou Márcia.

 

Além das imagens, também estão expostas plantas medicinais nativas da região, que foram catalogadas e estudadas pelos estudantes em uma iniciativa para preservar os saberes ancestrais, conforme explica a professora de ciências Lecenilda Rocha, que também orientou a exposição.

 

“A escola Antônio Guerra é distante da cidade, então precisamos encontrar soluções locais para os problemas encontrados. Nas fotos, vemos as situações enfrentadas diariamente, como as águas-vivas que vivem no oceano e impedem o banho no mar”, relata Lecenilda.

 

Além do Superfácil Educação e da Escola Estadual Barão do Rio Branco, a exposição também será levada para a Escola Estadual Irmã Santina Rioli, ao final da semana.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade