Nota 10

Escola Estadual Marly Maria é reconhecida como instituição de excelência no ensino bilíngue pela Embaixada da França

Unidade de ensino é a terceira, em todo o Brasil, a receber o selo


 

A Escola Estadual Marly Maria, localizada no residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá, recebeu na segunda-feira, 9, o título de “Instituição de Excelência no Ensino Bilíngue de Francês”. O selo histórico foi entregue pessoalmente pelo governador do Amapá, Clécio Luís, e pelo embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, em uma cerimônia emocionante na unidade de ensino, a terceira em todo o país a ter o reconhecimento.

 

 

“O Amapá vive uma nova era nas relações internacionais com a França. Esse era um objetivo em nosso Plano de Governo, e a vinda do embaixador para o nosso estado é significativa nesse sentido. Essa nova era vai precisar da população fluente na língua francesa e, por isso, celebramos o desempenho exemplar desta escola”, reconheceu o governador Clécio Luís.

 

Além deste prêmio, o embaixador Lenain também aproveitou a ocasião para entregar aos alunos a recompensa pelo tricampeonato no concurso FrancEcolab.

 

 

“As relações humanas também devem ser celebradas na comissão transfronteiriça. Por isso estou contente de estar nesta instituição referência para o país inteiro. Além do selo, a escola recebe óculos de realidade virtual feitos a partir da madeira do miriti, em uma celebração da sustentabilidade”, explicou o embaixador francês.

 

Durante a cerimônia, os estudantes da escola apresentaram um coral cantado completamente em francês, e também encenaram a história que venceu o concurso FrancEcolab em uma peça. Os alunos presentearam, ainda, a comissão francesa com bonecas e quadros que ilustram a cultura tucuju.

 

 

Além do governador e do embaixador, participaram do momento o senador da República Randolfe Rodrigues, a deputada estadual Edna Auier, prefeitos da Guiana Francesa e secretários de Estado do Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade