Escritoras realizam ação cultural ‘Ciranda das Matintas’, em Calçoene
A performance que reúne 70 escritoras, prevê durante a programação, doação de diversos livros

O Governo do Amapá apoia a ação cultural “Ciranda das Matintas”, que integra o projeto Equinócio das Matintas, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Durante a programação, que acontece nesta sexta-feira, 19, no Parque do Solstício, em Calçoene, haverá sarau, varal literário e doação de livros.
Cerca de 70 escritoras amapaenses estão envolvidas no processo, que marca a culminância do Projeto Ciranda das Matintas, beneficiado pelo Edital da PNAB, com recursos do Governo Federal e gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
De acordo com a escritora Leacide Moura, uma das coordenadoras da Ciranda, o projeto tem o intuito de promover a ocupação artística do Parque do Solstício.
“Vamos desenvolver uma intervenção cultural com a participação de escritoras amapaenses, incluindo moradoras de Calçoene, além disso, doaremos obras literárias para escolas estaduais e municipais, e para a comunidade”, destacou Leacide.
As atividades começaram a ser desenvolvidas em fevereiro de 2025, com o agendamento da visita técnica ao local, seguindo com ensaios, organização e articulação de parcerias ao longo do ano.
Os poemas expostos no varal literário servirão de base para recitais livres ao longo do Sarau Equinócio das Matintas e, posteriormente, darão origem a uma Antologia Feminina, promovida pela Feira das Mulheres Escritoras do Amapá (FEMEA).
O Sarau, acontecerá a partir das 14h, na área da Igreja Nossa Senhora da Conceição, e contará com uma programação diversificada, incluindo o Cortejo das Matintas e recitais com autoras de Macapá e Calçoene.
Durante a programação, serão doadas 50 obras infantojuvenis, entre poemas e contos, para quatro escolas do município, 20 dessas obras, são de escritoras mulheres do Amapá. Também serão distribuídos 80 livros de temas diversos ao público.
Todo o material produzido durante as apresentações em Calçoene, será disponibilizado ao público, a partir do dia 2 de janeiro, no formato de videoarte, com o objetivo de contribuir para a divulgação do Parque do Solstício como patrimônio do povo amapaense.
O projeto conta também, com o apoio de diversas entidades em Calçoene e Macapá, entre elas, o Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Estado do Amapá, o Grupo de Artesanato São José, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e escolas municipais e estaduais. Na capital, apoiam a iniciativa, o Movimento Mulherio das Letras, a FEMEA e escritores independentes.
Deixe seu comentário
Publicidade



