Nota 10

Está no ar o sistema online de informações e indicadores culturais para toda cadeia produtiva de Macapá

“Convido a todos os artistas de Macapá a cadastrarem seus trabalhos”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sérgio Lemos.


A Prefeitura de Macapá disponibiliza uma plataforma virtual, na qual os agentes culturais locais poderão alimentar pessoalmente, de qualquer ponto de internet, com informações sobre sua carreira e atuação no setor cultural. Intitulada Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (Smiic), ela está no ar desde segunda-feira, 22, no endereço http://fumcult.macapa.ap.gov.br/ e se configura como importante ferramenta para a democratização das informações da cultura local.

Criada pela prefeitura, a plataforma foi pensada a partir da lei que instituiu o Sistema Municipal de Cultura (SMC) de Macapá, aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito Clécio Luís, em 7 de junho de 2016. O SMC define em seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão e interrelações entre os seus componentes a valorização de todas as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social, e a estruturação de equipamentos que descentralizam e democratizam a atuação, como também a garantia de publicidade à documentação e acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do município. E, ainda, trata da elaboração de estudos das cadeias produtivas da cultura para implementar políticas específicas de fomento e incentivo.

“Esta, provavelmente, é a primeira plataforma voltada 100% para a cadeia produtiva de Macapá. A partir de agora, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, poderá pesquisar na internet e encontrar, num só lugar, o que temos a oferecer no setor cultural em termos de produtos, quem são os artistas em atividade. Terá acesso a fotos, clippings, vídeos e outros materiais. É um suporte importante, desenvolvendo com afinco, para ajudar os agentes culturais na divulgação de seus trabalhos dentro e fora da cidade. Por isso, convido a todos os artistas de Macapá a cadastrarem seus trabalhos”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Sérgio Lemos.


Deixe seu comentário


Publicidade