Nota 10

Estado divulga programação do Equinócio da Primavera

Haverá ações para a qualificação do setor turístico, atrações culturais, palestras e oficinas educativas nas escolas.


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) definiu a programação do projeto Equinócio da Primavera que acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2018, em Macapá. O momento marca o início da primavera, em que a terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol, fenômeno chamado de Equinócio.

 

Neste ano, a novidade será o projeto EDUCATur que terá ações de boas práticas de educação para o turismo. O objetivo é qualificar capital humano para o setor turístico, além de melhorar a qualidade dos serviços ofertados, dotando o trade turístico (conjunto de equipamentos da superestrutura constituintes do produto turístico), de profissionais capacitados, dando sustentabilidade para o desenvolvimento da área, com apelo para a economia local. E, ainda, trabalhar fundamentos básicos do turismo nas escolas públicas e privadas de Macapá, como ferramenta de integração e inclusão social.

 

Dentro deste projeto, o Estado desenvolverá a ação “Setur vai à escola”, com a finalidade de realizar palestras educativas nas escolas de Macapá, com ênfase para o Equinócio de Primavera.

Programação
O evento inicia no dia 19 de setembro, com a apresentação da orquestra Filarmônica Equinócio das Águas que terá a participação especial do coral “Vozes do Setentrião”. Durante três dias, acontecerão exposição de experimentos, palestra e oficinas, sob o viés “as Fases da Lua e os Eclipses” e “As Estações do Ano”, destinadas a alunos das redes pública e privada de ensino e, para a comunidade local.

 

A programação encerra no dia 22 de setembro com um MixTur no Meio do Mundo. Haverá apresentação de cantores regionais e bandas de rock do Amapá que promoverão o show Rock no Meio do Mundo. Às 22h53min será a celebração do fenômeno com show pirotécnico, apresentação de grupos de Marabaixo e show cultural.

 

Equinócio
Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera. O sol passa exatamente no meio da terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias simétricos.

 

O fenômeno do Equinócio consiste no alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador. São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano muda.


Deixe seu comentário


Publicidade