Estudante amapaense comemora pontuação de 960 na redação do Enem
Isabelle dos Reis concluiu o ensino médio na Escola Estadual Tiradentes e pretende cursar medicina

Estudantes de todo o Brasil que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 puderam acompanhar nesta terça-feira, 16, as notas obtidas. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame, considerada decisiva. Ela é usada como critério de desempate em diversos programas das universidades.
Na rede estadual de ensino do Amapá, muitos estudantes comemoraram as notas, a exemplo da jovem Isabelle dos Reis, de 17 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado na Escola Estadual Tiradentes, e alcançou 960 pontos na redação.
“É um sentimento de gratidão muito grande, pois até o atual momento o nervosismo e a incerteza sobre a prova me afetavam demais, mas poder enfim ter a nota que passei mais de um ano almejando é muito reconfortante”, disse, emocionada.
A jovem pretende cursar medicina para se especializar em pediatria. Além da nota boa na redação, Isabelle também comemorou o resultado das notas de ciência da natureza.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) segue fazendo o mapeamento dos resultados obtidos pelos estudantes que prestaram o Enem em 2023. Esse filtro faz parte das ações da Central do Enem, projeto do Governo do Estado que propõe apoio aos jovens da rede estadual que estão em fase de conclusão do ensino médio e irão realizar o Enem para garantir vagas nas universidades e faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.
Enem 2023
De acordo com o Inep, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação, dessas, quatro eram da rede pública. Em 2022, o número de redações com pontuação máxima foi de 18.
O tema deste ano foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.
No Amapá, 28 mil pessoas se inscreveram no Enem, desses 18 mil compareceram aos 65 locais de provas. Para incentivar os candidatos a fazerem a prova, pela primeira vez o Governo do Estado garantiu a gratuidade nos transportes públicos que circulam dentro de Macapá, Mazagão e Santana.
Outra medida de incentivo foi o acolhimento aos participantes, com palavras de encorajamento e entrega de chocolates. O trabalho foi realizado por professores do projeto Central do Enem que, ao longo do ano, preparou os estudantes da rede pública para as provas.
Deixe seu comentário
Publicidade
