Nota 10

Estudante do interior do Amapá dá ‘aulas’ de redação para moradores da própria comunidade

Mateus Barbosa, de 19 anos, foi o único, no estado, a tirar 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e hoje ajuda os moradores de sua comunidade a ter um bom desempenho na escrita e também no exame.


Lana Caroline
Da Redação

Ajudar ao próximo é o que o jovem Mateus Barbosa, de 19 anos, faz na comunidade de Cruzeiro do Sul, no município de Amapá. Ele foi o único, no estado, a tirar 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e hoje ajuda os moradores de sua comunidade a ter um bom desempenho na escrita e também no exame.

“Hoje eu levo o conhecimento que adquiri para a comunidade de Cruzeiro, aonde tem alunos que eu fiz inscrição, fiz o procedimento todo para poder fazer o Enem. Lá é tudo muito difícil porque não tem acesso à internet e as ligações são muito ruins. Todos os finais de semana saio do município de Amapá para dar aula na comunidade. Levo meu material e dou aulas gratuitamente, pois sei o quanto é difícil estudar e é um bem que fazemos para as pessoas”, disse Mateus Barbosa, em entrevista nesta terça-feira (28) ao programa radiofônico Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM).

Cursando Engenharia Agronômica na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e Letras em uma faculdade privada, Mateus explica que para ter esse bom desempenho precisa de muita dedicação aos estudos e, principalmente, muita leitura.

“Pra eu conseguir tirar uma boa nota eu precisei ler bastante e, apesar de não ter mecanismos para estudar, como um pré-enem, tive que estudar sozinho em casa e assistindo vídeoaulas pelo YouTube. Apesar do apagão, que durou mais de 20 dias, não parei de estudar e consegui tirar a maior nota do estado na redação”, alegou Mateus.

As aulas são ministradas no quintal da casa de um dos alunos de Mateus, mas o que o deixa mais feliz é saber que suas dicas estão ajudando os moradores de Cruzeiro do Sul a terem um bom rendimento na redação.

“Tenho uma aluna que, em 2019 ela tirou 320 na redação, e com a minha ajuda ela, em 2020, ela tirou 960 pontos, foi a segunda maior nota do município do Amapá”, expressou o jovem


Deixe seu comentário


Publicidade