Nota 10

Estudantes aprendem astronomia em planetário móvel no município de Laranjal do Jari

Ao todo, serão contempladas três escolas regionais durante o evento ‘Inova Vale Amazônia’, que busca democratizar a ciência, tecnologia e inovação por meio do conhecimento


 

Nesta terça-feira, 13, o universo se aproximou dos estudantes do Centro Municipal de Ensino Fundamental (CMEF), em Laranjal do Jari, com a chegada do projeto ‘Inova Vale do Jari’, do Governo do Amapá. A programação gratuita contou com palestras, oficinas, exposições e atividades culturais, com o objetivo de impulsionar a economia local e fortalecer o protagonismo regional por meio do conhecimento científico.

 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), o planetário móvel é uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual. Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações. O ambiente escolar se transforma em um espaço de descobertas sobre o universo, de forma lúdica e inclusiva.

 

 

“As crianças que tem a oportunidade de vivenciar o planetário móvel tem a chance de ter uma visão mais clara e envolvente do universo e do nosso sistema solar. Isso é fundamental para agregar conhecimento científico. Ele serve como uma base inicial para que os alunos compreendam conceitos que vão do simples ao complexo. E por que não imaginar que, a partir dessa experiência, possam surgir futuros cientistas e astrônomos?”, disse o Gerente do Núcleo de Fomento de Inovação, Paulo França.

 

As sessões oferecidas seguem os princípios da Nova Educação, integrando conteúdos científicos com temas transversais com diversidade e inclusão. O objetivo é incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula.

 

A professora de Ciências, Risia Miranda, ressalta a importância da iniciativa, que transmite conhecimento de forma clara, com uma abordagem metodológica e interativa. Segundo ela, despertar a curiosidade dos alunos é uma estratégia eficaz de ensino, pois torna o aprendizado mais envolvente. Dessa maneira, as crianças se divertem enquanto descobrem o universo ao seu redor.

 

 

“Este projeto na escola é muito importante porque desperta nos alunos o interesse pelo futuro e aumenta a curiosidade deles em aprender cada vez mais. Iniciativas que incentivam o aprendizado são sempre bem-vindas em nosso estado”, destacou com alegria.

 

Os temas abordados durante as apresentações são integrados a conteúdos transversais, o que permite aos professores expandirem o debate em sala de aula, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

 

O projeto integra a programação do ‘Inova Vale do Jari’, que busca popularizar a ciência e tecnologia, com a expectativa de que centenas de estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma acessível e encantadora, despertando interesses e contribuindo para a formação de uma nova geração de pensadores e inovadores.

 

Raycka Lopes, de 14 anos, ficou encantada ao adentrar o planetário móvel. A estudante contou que a experiência de vivenciar o universo de perto foi mágico, além de aprender mais sobre o sistema solar.

 

“Eu achei muito interessante e importante a gente conhecer tão de perto o universo, uma nova forma de aprender, mesmo de longe. Essa ação ajuda o nosso aprendizado”, disse Raycka.

 


Deixe seu comentário


Publicidade