Nota 10

Estudantes da rede estadual aprendem sobre a matemática das estrelas no Planetário Maywaka

Visita ao local faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Um grupo de alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco visitaram nesta quarta-feira, 25, o Planetário Móvel Maywaka no Museu Sacaca. A programação faz parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano trabalha o tema “A matemática está em tudo” nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Oiapoque, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari.

Durante a visitação, o gerente do planetário, Maicon Rodrigues, se apropriando do tema proposto na SNCT deste ano, ministrou uma palestra a respeito dos astros mostrando em escalas o tamanho, a distância em centímetros, milímetros e dessa junção da astronomia com a matemática, ciências mais antigas da história que se completam.

“A ideia é exemplificar para que os alunos tenham em mente a dimensão do tamanho, da distância dos planetas, tornando o aprendizado mais fácil e atrativo. Só com os livros didáticos essa compreensão normalmente fica difícil”, explicou Rodrigues.

O planetário é um espaço de apresentações e simulações do céu por meio de vídeos e palestras que abordam a astronomia de forma geral. Trata-se de uma cúpula inflável com 5 metros de diâmetro e 4,5 de altura. O planetário permite que os visitantes conheçam estrelas, mitos e lendas por meio de um reto projetor simula as imagens dos astros.

A professora de história Denise Belo disse que a escola possui um projeto que trabalha a diversidade étnico racial e o espaço do Museu Sacaca foi escolhido para uma atividade extra classe pois é rico em informações relacionadas tanto aos negros quanto indígenas e ainda a possibilidade dos alunos conhecerem o planetário.

“Utilizaremos a visita técnica para passarmos algumas atividades relacionadas aos temas, como a construção de maquetes, cartazes, documentários, entre outros”, afirmou a educadora.

O aluno Caio Ferreira, do 6º ano da Escola Barão do Rio Branco, gostou da atividade extra classe, aproveitou para conhecer um pouco do ponto turístico. “Aprendemos muito com a palestra, sobre as estrelas e o universo, e também conhecemos as atrações do Museu. A Casa dos Ribeirinhos e da Parteira parecem retratos reais, fiquei encantado”.


Deixe seu comentário


Publicidade