Nota 10

Ex guardas territoriais, exemplos de brasileiros patriotas

Inspetores Tadeu e Viana vestem sempre a farda da guarda territorial nos primeiros sete dias de setembro


Dougla Lima

Da Redação

 

Iniciada a Semana da Pátria, aflora com mais evidência em muitos brasileiros o espírito patriótico ou nacionalista, principalmente naqueles que vivenciaram o governo militar, que tinha entre os seus objetivos o amor ao país, fazendo com que a Nação se engalanasse toda para nos sete primeiros dias de setembro com maior ardor demonstrar o quanto o Brasil era importante para cada um de seus habitantes.

O repórter Olívio Fernandes, do programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9), encontrou na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, dois  ex guardas territoriais devidamente fardados, reacendidos pelo amor à Pátria brasileira, contando as horas para quarta-feira, 4, ensaiarem no Sambódromo para o desfile do Dia da Raça, 5, que acontecerá na avenida FAB.

Os dois ex guardas territoriais, Tadeu e Viana, têm o orgulho de ser chamados inspetores, o nome com que eram identificados os responsáveis por um dos segmentos da segurança pública do então Território Federal do Amapá. Viana não falou muito na entrevista. Limitou-se a convidar outros remanescentes da guarda para o treino, como chamou o ensaio que acontecerá no Sambódromo.

Tadeu, hoje com 69 anos de idade, foi durante 38 anos agente de segurança pública no Amapá. Primeiramente atuou como guarda territorial, passando depois para a Polícia Militar, que absorveu aquela corporação, finalizando suas atividades após 33 anos como policial civil federal. Ele chegou a ser guarda do Palácio do Governo na época em que o Setentrião era onde por muitos funcionou a sede do Ministério Público Estadual em frente à Praça da Bandeira.

 

Entre os casos pitorescos que aconteceu com ele, inspetor Tadeu lembrou na entrevista de uma madrugada, 4h, quando dava plantão no Palácio do Governo, e resolveu subir numa mangueira para apanhar frutos numa saca de sarrapilha. Quando estava lá em cima, chegou ao palácio o tenente Roberto, oficial de dia na ocasião, e perguntou pelo soldado. Disseram-lhe que Tadeu estava trepado na mangueira. Logo o soldado desceu, sendo perguntado sobre o que fazia na árvore.

– Apanhando manga, respondeu Tadeu.

– Deixa eu ver isso, ordenou o tenente.

O soldado abriu a saca, e ao ver os belos frutos, o oficial Roberto foi logo dizendo: Me dá algumas pra cá.

Inspetor Tadeu tem orgulho de ser Paysandu, mostra fotografia em que se vê ele no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo, e outra foto dele na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Hoje aposentado, sempre na Semana da Pátria se engalana com a farda de guarda territorial à espera do desfile pelo Dia da Raça, e tem orgulho de dizer que tem um filho sargento PM, outro capitão e ainda de um policial civil.

O amante da Pátria brasileira também tem o filho Francelmo, um apaixonado pelo futebol amapaense que ocupa muito de seu tempo fazendo um resgate desse esporte local da época em que o então Território Federal era bom de bola, chegando até a conquistar cinco vezes o Copão da Amazônia.


Deixe seu comentário


Publicidade