Nota 10

Exposição de cartunistas vai retratar humor da Copa do Mundo na Biblioteca Pública

Serão cartuns, caricaturas e charges relacionando as várias épocas da Copa do Mundo de Futebol com o humor dos artistas amapaenses.


O grupo artístico Cartunistas Amapá promove nesta quarta-feira, 13, às 19h, na Galeria Alcy Araújo, da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá, a exposição “7 a 0 pro humor”. Inicialmente, serão cerca de 35 trabalhos que serão expostos de forma rotativa, e durante o período, que segue até 15 de julho, também serão criados novos desenhos.

 

São sete artistas envolvidos: os amapaenses J. Márcio, Ronaldo Rony, Adriano Balieiro, Fabiano Santos, Igum D’Jorge e Jair Penafort; além de Pablo Emanuel, do Pará. Todos vão apresentar charges, cartuns e caricaturas sobre a Copa do Mundo, com referências de todas as épocas.

 

O grupo Cartunistas Amapá foi criado em 2016, quando os desenhistas se reuniram e começaram a participar oficialmente de eventos estaduais e nacionais. O artista J. Márcio, um dos idealizadores do grupo, afirma que existe uma cultura cartum muito forte no Brasil. “As pessoas adoram cartuns, caricaturas e charges. Hoje, a classe artística possui muitos meios rentáveis de se manter, porém, precisamos sempre estar dando visibilidade para os trabalhos”, ressalta J. Márcio.

 

Caricaturas são representações exageradas de características ou hábitos de uma pessoa. A charge é uma sátira de acontecimentos atuais, geralmente na esfera política, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com certa situação. Quase sempre é utilizada a caricatura para caracterizar envolvidos. Os cartuns também utilizam da caricatura, porém, diferente da charge, não retrata personagens conhecidos e não tem como objetivo satirizar uma situação atual, normalmente se faz humor com uma situação cotidiana.

 

Para Josafá Barbosa, curador de artes e colaborador do evento, a dinâmica será o ponto forte da exposição. “Quem vier visitar a exposição, vai perceber que todo dia será feito um trabalho diferente. Haverá rotatividade entre as obras, o público vai participar de forma interativa do evento e também novos desenhos serão criados no decorrer, ou seja, todo dia uma coisa nova”, explicou o artista.

 

A Biblioteca Elcy Lacerda é um ambiente cultural, que apoia os artistas locais realizando exposições e incentivando a categoria. A exposição “7 a 0 pro humor” faz parte do Projeto Arte Roda Viva, que vai mensalmente abrir novas exposições, evidenciando a cultura artística amapaense, nos seus diversos ramos.

 

O evento terá início na quarta-feira, 13, às 19h, com um coquetel de abertura e apresentação de artistas como Ozy Rodrigues e Ramon Frazely. Caricaturas estarão sendo criadas pelos artistas, no valor de R$ 10 cada.


Deixe seu comentário


Publicidade