Nota 10

Fãs e pesquisadores da obra do autor de “Senhor dos Anéis” criam sociedade no Amapá

O universo literário arquitetado por John Ronald Reuel Tolkien foi adaptado para o rádio, teatro e cinema e se renova a cada dia


Cleber Barbosa
Da Redação

Fãs e entusiastas do autor britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), filólogo e poeta que tem como obras mais famosas “O Hobbit” e “Senhor dos Anéis” estão criando um grupo privado para estudar e difundir sua obra. Trata-se da Tolkien Society, coordenada pelo por Daniel Coimbra, um cara considerado um ícone do movimento geek, a cultura RPG e o World Game no Amapá.

Ele esteve concedendo entrevista nesta terça-feira (28) ao programa Café com Notícia na rádio Diário FM (90,9), para divulgar a criação da nova sociedade de admiradores de J.R.R. Tolkien. “A gente tem dois principais objetivos, o primeiro divulgar a obra do Tolkien, não só os filmes como também os livros, e o outro é nós mesmos estudarmos mais a fundo, pois a obra dele é muito profunda, muito vasta, então a sociedade na verdade é formada por grupos de estudos sobre a obra do professor Tolkien”, explica o coordenador.


Durante a entrevista ele reforçou o convite para que qualquer pessoa que queira fazer parte do grupo a procurar agora que o grupo está se formando, bastando para isso gostar e se identificar com o tema, com o autor e as obras dele. Entre as atividades previstas está o acompanhamento do lançamento de livros, fazer exposições da obra, dos filmes, fazer leituras em grupo, coisas do gênero.

O coordenador também explicou que existe uma sociedade internacional com a marca Tolkien Society, que cuida de toda a sua obra, como também uma entidade nacional chamada Conselho Branco, em que as cidades se reúnem nas chamadas tocas, um termo que tem a ver com a história dos livros. “Então a representação local está querendo fundar uma toca dessas aqui, mas para isso a gente precisa de gente interessada que esteja disposta a organizar e participar dessas atividades, pois serão muito bem-vindas”, completa.

As obras literárias de J.R.R. Tolkien ficaram mundialmente mais conhecidas devido às adaptações para o cinema.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade