Nota 10

Feirão Natalino terá exposição e vendas de artesanato e gastronomia amapaense

Interessados em expor e comercializar seus produtos podem se inscrever na Sete ou na Casa do Artesão; evento faz parte das programações do Celebra Amapá.


O Governo do Amapá realiza nos dias 21, 22 e 23 de dezembro o Feirão Natalino, que acorrerá em frente à Casa do Artesão, em um ambiente exclusivo montado com 65 barracas, sendo 54 para os empreendedores que farão a exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas, trabalhos manuais e 11 para a gastronomia. No local também será montado um palco para a apresentações culturais com teatro e shows artísticos. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

O coordenador de empreendedorismo da Sete, Ezequias Costa, disse que o objetivo é oportunizar aos artesãos garantirem uma boa renda neste fim de ano e mostrar à população e aos turistas o artesanato amapaense.

Os empreendedores que tiverem interesse em participar do Feirão Natalino, podem fazer suas inscrições até esta quinta-feira, 20, na própria Sete, no horário das 9h até as 13h, ou na Casa do Artesão, das 9h às 19h, podendo ser encerrada quando fechar o limite de vagas.

“A maioria dos empreendedores já possui cadastro ativo na secretaria, mas é preciso vir até a Sete ou à Casa do Artesão, para confirmar a participação na feira, para que possamos organizar os espaços”, orientou Ezequias Costa.

Na abertura do evento haverá uma ação voltada para as crianças, que é a chegada do Papai Noel, distribuindo bombons.

 

Casa do Artesão

Depois de passar por uma reforma geral executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a Casa do Artesão está de volta com mais de 30 mil peças em argila, cerâmica, cipó, madeira, sementes, quadros, entre outros materiais. A maioria é consignada de artesãos da capital e demais municípios do Estado.

Com a reabertura, os trabalhadores manuais individuais e os membros de empreendimentos econômicos solidários ganharam um espaço no primeiro piso para exposição e comercialização de seus produtos.

Aos sábados e domingos, o local funciona das 15h às 21h. De terça a sexta-feira, abre das 9h às 21h. O prédio não abre às segundas-feiras para a venda de peças. Responsável pela Casa do Artesão, a Sete está preparando uma programação para a reabertura oficial.

 

Celebra Amapá

O Feirão Natalino faz parte da programação do Celebra Amapá, projeto do governo estadual para colocar os amapaenses em clima de Natal e Ano Novo. O projeto conta com uma variada programação voltada para as famílias com fomento ao empreendedorismo, cultura e lazer. São eventos que dão oportunidade às pessoas de estarem juntas para compartilharem momentos de descontração e alegria nas festas de fim de ano.

O ponto do alto do projeto ocorreu no último sábado, 15, com a distribuição de lanches e brinquedos a crianças de 42 bairros de Macapá e Santana. As programações em cada bairro foram organizadas por servidores de órgãos governamentais numa ação denominada Natal da Solidariedade.

O projeto contempla também os Autos de Natal, apresentados por 20 grupos teatrais – selecionados por chamada pública – em diversos pontos dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Ferreira Gomes. Em Santana, por exemplo, o grupo Boca de Cena apresentou o espetáculo Natal Sem Free Fire Criança Sim, na Casa da Hospitalidade, instituição sem fins lucrativos que acolhe pessoas com deficiências múltiplas e transtornos mentais e menores sob medida protetiva.

Já em Macapá, o grupo Pirlim Pimpim encenou o espetáculo Noite Santa de Natal, no Abrigo São José, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) que atende idosos. Os espetáculos levam mensagens de solidariedade, amor e respeito ao público que prestigia.

Outra programação do Celebra Amapá é o “Reveillon da Beira-Rio” com a tradicional queima de fogos, na virada do dia 31 de dezembro, para 1º de janeiro. A festa será comandada em parceria com a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap) num palco montado na Orla de Macapá. Vinte artistas vão se revezar para animar as famílias que optarem por receber o novo ano na frente da cidade.

Não será só a capital a ter a festa da virada. O governo vai ajudar também na realização do “Reveillon dos Municípios”. Todas as 16 cidades vão receber apoio para a realização da festa, através do fornecimento da estrutura móvel de palco, som, iluminação e show artístico.

 

Programação do Feirão Natalino

21/12 (sexta-feira)

Local: Casa do Artesão. Rua: Azarias Neto – Centro – Macapá (AP)

17h – Abertura oficial do Feirão Natalino

17h30 – Chegada do Papai Noel

19h – Peça tetral “Um Natal Diferente” – Encenarte Cia de Teatro

20h – Show com Edinelson Saudade

22h – Encerramento

22/12 (sábado)

Local: Casa do Artesão – Rua Azarias Neto, Centro

17h – Som mecânico

20h – Desfile com peças artesanais

21h – Jeane Sousa e Tanaka Viola

22h – Encerramento

23/12 (domingo)

Local: Casa do Artesão – Rua Azarias Neto, Centro

17h – Som mecânico

19h – Apresentação de Toada (Grupo Guerreiros Waiana)

19h30 – Desfile com peças artesanais

20h – Show com Edinelson Saudade

21h – Show com Escola de Samba Piratas da Batucada

22h – Encerramento


Deixe seu comentário


Publicidade