Nota 10

Fenearte 2022: Amapá vai expor e comercializar na maior feira de artesanato da América Latina

Governo lançou edital para participação de artesãos no evento. Confira como efetuar a inscrição.


O Governo do Amapá lança um edital de chamamento público para incentivar artesãos amapaenses interessados em participar da 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (22ª Fenearte), que ocorrerá de 6 a 17 de julho, no Pavilhão de Feiras e Eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Pernambuco. A Fenearte é considerada a maior feira do segmento da América Latina.

Com o edital, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) oferece apoio para que os artesãos amapaenses tenham a oportunidade de expor e comercializar seus produtos na Fenearte. São 7 vagas distribuídas por segmento: 2 vagas para artesãos que produzem peças em argila; 2 para madeira; 2 para semente, fio e fibra; e 1 para fio e tecido/técnica reutilização.

O período de inscrições já iniciou e segue até 5 de junho, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, na praça Beira-Rio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h; sábado das 14h às 17h e domingo das 13h às 18h.

Pelo edital, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até a Fenearte e pelo retorno do material não comercializado; além de confecção de avental para uso dos artesãos selecionados; e a realização da oficina de capacitação “Como participar de Feiras”.

Os artesãos selecionados vão arcar com despesas com passagens, translado, alimentação e embalagens para o armazenamento das peças das peças que ficarão em exposição no estande do Amapá na Fenearte, disponibilizado pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

É obrigatório que, no ato da inscrição, o artesão seja maior de 18 anos, tenha cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e possua a Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade. Também é necessário residir no Amapá; ter maquineta de cartão de crédito/débito ou pix e nota fiscal do produto.

Uma comissão especial de avaliação com 4 integrantes nomeados pela Sete será responsável pela avaliação de toda a documentação entregue pelos candidatos. No dia 10 de junho, será divulgada a lista provisória com os nomes dos artesãos selecionados, por ordem de classificação e, no dia 15 de junho, a lista definitiva.

“É importante que os artesãos acessem o Edital de Chamamento Público e fiquem atentos aos prazos e a documentação exigida para concorrerem as 7 vagas oferecidas pelo Governo do Estado na Fenearte 2022. Estamos na expectativa de boas vendas e fechamento de bons negócios por parte de nossos artesãos na maior feira da América Latina no segmento artesanal”, comentou Luiz Carlos Araújo, secretário da Sete.


Deixe seu comentário


Publicidade