Nota 10

Fernando Canto recebe o título de Cidadão Amapaense nesta sexta-feira

O deputado estadual Pedro DaLua entrega na noite desta sexta-feira, 10, durante solenidade na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Amapaense do sociólogo Fernando Canto.


O escritor já tinha sido homenageado pelo parlamentar em setembro deste ano por ocasião da conclusão do doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e a conquista da presidência da Universidade do Samba Boêmios do Laguinho, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas do Estado.

A comenda de Fernando Canto foi aprovada e promulgada em 2007 mas nunca entregue a ele. DaLua considerou uma grande injustiça pois apesar de ser natural de Óbidos, no Pará, Canto é um dos principais expoentes da Literatura Amapaense.

Biografia
Fernando Canto nasceu na cidade de Óbidos no ano de 1954. Em abril de 1962 foi residir em Macapá onde concluiu os estudos de segundo grau, surgindo no cenário artístico em 1971 ao participar do Festival Amapaense da Canção. No ano seguinte conquistou o segundo lugar no mesmo festival e em 1974 foi premiado em Belo Horizonte e em Ubá, Minas Gerais. Bacharelou-se em Ciências Sociais pela UFPA. Em 1980, especializando-se em Planejamento Urbano e Municipal pela ENSUR/IBAM (RJ, 1983) e em Teoria Antropológica pela UFPA em l988. É mestre em Desenvolvimento Regional pela Unifap e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Já publicou 16 livros.


Deixe seu comentário


Publicidade