Nota 10

Festa de São Tiago: elenco da tradicional batalha entre Mouros e Cristãos estreia o espetáculo em grande estilo

Após dois anos de paralisação decorrente da pandemia, público esperava ansiosamente pela reprodução da batalha histórica encenada pelos moradores de Mazagão Velho.


A 245° edição da Festa de São Tiago era aguardada ansiosamente por moradores e visitantes de Mazagão Velho após dois anos de restrição em decorrência da pandemia.

 

A batalha entre Mouros e cristãos encenada a céu aberto por moradores do município, tradicionalmente no dia 25 de julho, foi um dos espetáculos mais aguardados desse evento.

Para participar da encenação, todos os anos é feito um sorteio que define os participantes e papéis do ano seguinte. Infelizmente, o elenco escolhido para 2020, teve que aguardar 2 anos para sua estreia.

 

O jovem Luciano Cruz, de 23 anos, foi sorteado para interpretar São Tiago. Ele revelou que sempre sonhou em representar o santo que toda sua família e comunidade são devotas.

“Esperei muito por esse momento, fui sorteado com 18 anos, logo na minha primeira tentativa, já que só podemos participar do sorteio quando atingimos a maioridade. Me sinto grato por essa oportunidade e tenho orgulho de representar minha Mazagão”, disse o ator.

 

A encenação começou após a celebração da missa campal e do círio, como o episódio da passagem do “Bobo Velho”, espião mouro enviado ao acampamento cristão, que na história é descoberto e expulso a pedradas. Mas, na peça teatral de Mazagão Velho, o bobo é expulso com bagaços de laranja.

 

Pontualmente às 16h, começou a tão esperada batalha entre Mouros e Cristãos. A rua Senador Flexa foi tomada por figurantes que percorriam as calçadas montados em cavalos, homens mascarados e artilheiros que juntos encenaram a história da aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

 

O terceiro episódio foi marcado pela morte de Atalaia, que era um oficial enviado pelo exército cristão para espionar os Mouros e roubar a sua bandeira. Porém, foi morto e decapitado pelos inimigos. Antes de morrer, Atalaia consegue enviar a bandeira para os cristãos.

 

Após essa encenação todos os episódios foram marcados por longas batalhas. Os figurantes mascarados ficaram responsáveis por trazer mais entretenimento ao espetáculo, com distribuição de doces e arrancando sorrisos do público que contemplava o teatro a céu aberto.

 

A autônoma, Elizângela Lobato, de 43, veio de Macapá com toda sua família para completar o evento. Ela revelou que ficou encantada com toda a encenação.

 

“Eu ouvia falar da Festa de São Tiago, mas nunca tinha visto de perto. Senti uma vibração boa, e alegria contagiando todos que aqui estavam presente. Pretendo voltar mais vezes”, revelou a visitante, Elizângela Lobato.

 

Ao todo foram narrados 6 episódios, com cerca de 4 horas de duração. Nas últimas cenas São Tiago apareceu e junto com o companheiro São Jorge pediu a Deus para tornar o dia mais longo e ajudar o povo de Cristo a vencer sucessivas batalhas.

 

Após ter sido declarada a vitória dos cristãos, foi realizada uma pequena procissão com as imagens de São Jorge e São Tiago até a tradicional capela do município.

 

A Festa de São Tiago encerra no dia 28. O evento é realizado desde 1777, mantendo viva toda a tradição, e valoriza a história e cultura do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade