Nota 10

Festival de Iemanjá faz parte da programação de 262 anos de Macapá

Há três anos a prefeitura colocou o festival na programação oficial do aniversário de Macapá


Marcella Palheta – Da Redação

 

O quinto Festival de Iemanjá, rainha do mar, será realizado em Macapá neste domingo (2), onde no Brasil é celebrado o dia de Iemanjá. Há três anos a prefeitura colocou o festival na programação oficial do aniversário de Macapá. Maycon Magalhães, diretor presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIR) afirma que se trata de uma religião de matriz africana, por isso, o apoio da prefeitura ao festival é uma forma de ajudar também no combate a intolerância religiosa na sociedade.


O evento, que há cinco anos é festejado na frente da cidade, este ano, será realizado no Distrito de Fazendinha. “Resolvemos fazer na Fazendinha por uma questão de segurança. Os sacerdotes, na sua maioria são idosos, temos também a presença de crianças, então ficava difícil descer na frente da cidade por conta dos volumes das marés.” explica Maycon.

Este ano, primeiro dia de fevereiro, se realizará uma trasladação da imagem de Iemanjá. A concentração será às 15h em frente ao trapiche Eliezer Levy e encerra na Fazendinha, onde terá toque de tambores. No domingo, a programação se iniciará também às 15h com a presença de grupos culturais afro-religiosos. Ao final da noite, após a cerimônia de entrega das oferendas, o evento encerra com roda de samba e show da cantora Maiara Braga.


Deixe seu comentário


Publicidade