Nota 10

Fortaleza de São José de Macapá ‘ressurge’ com novo sistema de iluminação

Nova iluminação foi entregue pelo Governo do Amapá na noite de quarta-feira (13).


O Governo do Estado entregou o novo sistema de iluminação da Fortaleza de São José de Macapá, na noite de quarta-feira (13). A obra é uma ação do Programa E+ Luzes na Cidade, plataforma do Grupo Equatorial.

 

O projeto é uma parceria com a CEA Equatorial e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Toda a área de entorno do Patrimônio Histórico foi iluminada por um sistema de alta tecnologia que promoverá um consumo eficiente de energia. O aparato vai gerar uma economia de 348,21 megawatts por ano, com a substituição das lâmpadas de vapor metálico por refletores de LED.

 

O lançamento da nova estrutura da Fortaleza contou com shows artísticos, apresentações culturais e um show de luzes com projeção mapeada – técnica de mídia que permite a grandes estruturas, como edifícios e praças, receberem filmagens, luzes, cores e texturas.

Renata Dantas, que participou do evento, ficou impactada pela belíssima apresentação das obras feitas por artistas da terra que, literalmente, abrilhantaram a entrada do forte em formato de capela. Ela falou ainda que espera que a população valorize o patrimônio cuidando e preservando a estrutura.

 

“Nossa Fortaleza está viva de novo. Quero vir sempre aqui com a família”, afirmou.

 

O governador Waldez Góes ressaltou que a ação faz parte do projeto para reestruturar, revitalizar e qualificar a Fortaleza de São José que concorre ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Além de estimular a visitação à fortificação e agregar público aos artesãos e empreendedores do Complexo Beira-Rio. “A fortaleza tem um significado histórico para nossa gente. Portanto é fundamental que o poder público e a sociedade tenham o cuidado em preservar esse ambiente, também vamos assegurar a vigilância motorizada para proteger o patrimônio e as pessoas. Sempre cultivando a cultura de se apropriar daquilo que é nosso, preservando e respeitando”, afirmou Góes.

 

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, explicou que a tecnologia utilizada de LED com automação, mantém as características históricas do local, com a temperatura de cor adequada. “Passamos de 400 para 700 holofotes para iluminar toda a muralha da parte externa. Mais tecnologia e mais economia”, disse Dantas.

Outorga de Patrimônio da Humanidade

Tombado como patrimônio histórico nacional, o monumento é considerado uma das sete maravilhas do Brasil e indicado pelo Iphan para receber a outorga do título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

O Governo do Estado e parceiros têm atuado em projetos que agreguem ainda mais valor a Fortaleza, na preparação da busca pelo título, com serviços de qualificação da estrutura e seu entorno.

 

Desde 2017, o Governo do Amapá juntamente ao IPHAN já trabalha a fim de cumprir os requisitos necessários para a Fortaleza concorrer ao título de Patrimônio da Humanidade.

 

Em 2020, foram executadas as obras de impermeabilização das casamatas, que, além de ajudarem na preservação do bem, possibilita o uso destes espaços em atividades pedagógicas, comerciais, de capacitação e de lazer.

 

Poligonal da Fortaleza

Em maio deste ano foi entregue à população o Complexo Turístico Beira-Rio que compreende a Casa do Artesão, a Praça de Alimentação Sabores do Amapá e as duas primeiras etapas do Canal da Mendonça Júnior, estruturas totalmente revitalizadas.

 

As três obras juntas têm investimentos de R$ 7,5 milhões – incluindo toda a extensão de 6,5 km do canal.

 

Em 2020 uma escultura de 3 metros de altura em homenagem ao santo padroeiro do Amapá, São José, foi instalada em um novo espaço de paisagismo no Parque do Forte, na orla da capital, que fica nas dependências da Fortaleza de São José de Macapá.

 

O governo já executou as obras de revitalização da área externa da fortaleza – anfiteatro e Parque do Forte – que foram entregues à população no ano de 2018.

 

Nova Economia

Os investimentos na Fortaleza e seu entorno estão alinhados à Nova Economia do Amapá, uma matriz desenvolvida pelo Estado para o fortalecimento socioeconômico, por meio de empreendimentos e iniciativas sustentáveis, ecologicamente corretas e socialmente justa.

 

As atividades de turismo histórico e empreendedorismo cultural são destaque pela sua capacidade de geração de riqueza e valor social com baixa geração de poluentes.


Deixe seu comentário


Publicidade