Nota 10

Fotografias e obras da antiga Macapá chamam a atenção em shoppings da cidade

As exposições seguem até o dia 10 de fevereiro e fazem parte da programação em alusão aos 261 anos da cidade de Macapá.

Compartilhe:
“Isso é um resgate da memória de uma Macapá antiga para aqueles que não conheceram. Passa um filme, retrata a minha infância; nós precisamos fazer mais esse tipo de exposições para não perdermos nossa identidade e ensinar aos jovens um pouco mais de nossa história”. O depoimento é da professora aposentada Fátima Araújo, sobre a exposição de obras do artista plástico R. Peixe, no Macapá Shopping, que retrata diversos pontos da cidade da capital, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o porto ao lado da Fortaleza de São José de Macapá.

Dando continuidade à programação alusiva aos 261 anos de Macapá, o Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 6, a duas exposições em dois shoppings centers. No Shopping Macapá, está a exposição das obras de R. Peixe e no Amapá Graden, estão expostas fotos antigas da capital amapaense, de pontos da cidade como a Igreja Matriz de São José e da antiga casa que abrigava o staff do governo do ex-Território Federal do Amapá. Alguns registros são da década de 1940 e 1950.

De acordo com o chefe adjunto do Gabinete Civil do Governador, Carlos Marques, a programação se estende por toda a semana e mostra um pouco de história. “Optamos por homenagear nossa cidade fazendo o resgate do legado que outras gerações nos deram e oportunizar essa juventude de conhecer como éramos em um passado até mesmo recente”, declarou Marques.

O empresário paraense Auster Cardoso, que mora em Macapá há cerca de um ano, se mostrou muito satisfeito com as fotográficas que pôde ver na exposição. “Eu nunca imaginaria que ao lado da Fortaleza era um porto onde os barcos com mercadorias e passageiros aportavam; essa iniciativa é uma verdadeira aula, assim, posso saber um pouco sobre o passado do lugar onde moro. Isso é uma excelente iniciativa”, avaliou Cardoso.

Além das exposições das fotografias e obras, nos supermercados Favorito, Santa Lucia e Maracá, existe um espaço pronto com uma foto de Macapá, onde a pessoa pode fazer um registro e declarar seu amor pela cidade. As exposições nos shoppings seguem até o dia 10 de fevereiro.

Outra ação sobre o aniversário de Macapá, e que será permanente, é a exposição “Esquinas e Memórias”, que mostra fotografias nas esquinas de pontos históricos, que retratam cenas antigas da cidade fazendo um contraste com o atual aspecto dos lugares retratados.

A programação em homenagem ao aniversário de Macapá também conta com atividades no Museu Sacaca, até a próxima sexta-feira, 8.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *