Nota 10

Frei José Fernandes se impressiona com entusiasmo do interiorano amapaense

Provincial superior dos dominicanos no Brasil veio para acompanhar Fórum Social Pan- Amazônico/Comitê Amapá


Douglas Lima
Da Redação

Vindo ao estado pela primeira vez, para acompanhar a etapa amapaense do Fórum Social Pan- Amazônico, o provincial superior dos dominicanos no Brasil, Frei José Fernandes, disse que ficou maravilhado com a dinâmica das discussões ocorridas na Ueap, tendo também percebido o entusiasmo da participação das pessoas egressas das região das ilhas, quilombos, da beira de rios e do campo.

Frei José Fernandes também destacou a presença da juventude universitária no evento, tendo vontade de participar, escutar e também de fazer propostas. O religioso falou no programa ‘Café com Notícia’ (Rádio Diário FM 90,9), apresentado por Ana Girlene e produzido por Anita Flexa.

O professor e pesquisador Benedito Alcântara, que acompanhou o religioso ao estúdio da emissora, explicou que o Fórum Social Pan-Amazônico/Comitê Amapá foi o resultado de trabalho de dois anos em comunidades interioranas do estado, em encontros chamados ‘Cuidando da Amazônia’.


Benedito Alcântara explicou também que o Fórum/Comitê Amapá foi um processo construído por todos os participantes com contribuições espontâneas que serão mostradas em março, na Colômbia, no Fórum Pan-Amazônico principal.

Frei José Fernandes pontuou que o evento demonstrou uma prática da Igreja Católica, que é pregar a necessidade de que as ações dos cristãos se convertam em processos comunitários. “Hoje, não tem espaço para estrelas. É preciso que as pessoas se convertam para um processo comunitário. É ver, sentir e construir alternativas públicas”, disse o religioso dominicano.


José Fernandes disse que também aprova a participação popular, a prática de direitos e deveres fora das igrejas, não importando qual seja a denominação. Defendemos a vida fora das igrejas, para dar às pessoas condições de vida digna, de qualidade.  Isso é o Evangelho”, ensinou.

O frei ainda teceu comentários sobre o domínio da tecnologia digital no mundo, avaliando que ela pode variar para o bem e para o mal, dependendo de quem a usa, mas que para ele a internet é uma grande ferramenta de construção da cidadania, de um mundo também sonhado por Deus.

José Fernandes reconheceu que a atividade virtual isola as pessoas, individualiza, mas também pode ser uma forma de aproximação, de libertação. “Nosso comportamento digital depende de nós mesmos, seguidores de Cristo. Devemos usar essa ferramenta a partir da ética para criar projetos transformadores”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade