Nota 10

Gastronomia amapaense será destaque na Praça de Alimentação do Inova Amazônia Summit 2025

Sabores da Amazônia ganham espaço no evento com 12 empreendimentos locais e ingredientes da sociobiodiversidade regional


 

A gastronomia regional terá um espaço de destaque no Inova Amazônia Summit 2025, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA), que será realizado em Macapá, de 21 a 23 de maio, com funcionamento das 14h às 21h. Intitulado, Praça de Alimentação, foi idealizada como uma vitrine de sabores que reúne 12 empreendimentos locais, entre restaurantes, cafeterias, hamburguerias, lanchonetes e bares especializados em drinks e chopp artesanal.

 

A proposta é proporcionar uma imersão nos sabores do Amapá, valorizar ingredientes regionais e a biodiversidade amazônica. Segundo Tatiane Negrão, gestora do Projeto Gastronomia Tucuju do Sebrae no Amapá, a curadoria dos expositores foi feita pela equipe técnica da instituição, e prioriza a autenticidade das receitas, qualidade dos produtos e a capacidade de atendimento dos empreendedores selecionados.

 

A gastronomia no Inova Amazônia Summit será apresentada como uma fusão entre tradição e inovação. Pratos com peixe, farofas enriquecidas com castanhas e o tucupi – símbolo do encontro entre técnicas ancestrais e criatividade contemporânea – estão entre os destaques que o público poderá saborear. Ingredientes como jambu, cupuaçu, castanha-do-Brasil e outros insumos da sociobiodiversidade amazônica, terão papel de destaque para reforçar a identidade regional e a conexão com práticas sustentáveis.

 

Mais do que uma feira gastronômica, o espaço se insere dentro do conceito de bioeconomia, fortalece pequenos produtores rurais e promove práticas agroecológicas. “Os empresários buscam pela valorização da biodiversidade e ingredientes regionais, o que enriquece a culinária com sabores e aromas únicos, além de fortalecer a nossa identidade gastronômica. Valorizam os produtos advindos de pequenos produtores rurais que cultivam alimentos orgânicos e agroecológicos, o que minimiza os impactos ambientais”, explica Tatiane Negrão.

 

Além da praça de alimentação, o evento contará com uma Cozinha Show, onde o público poderá acompanhar demonstrações culinárias que destacam ingredientes amazônicos. A experiência vai além do paladar: no mesmo espaço, os visitantes terão a oportunidade de interagir com artistas locais e apreciar o artesanato regional, inclusive de promover uma conexão sensorial e cultural com o Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade