Nota 10

Governo prepara potencial turístico de Oiapoque para abertura

Governo do estado auxiliará no desenvolvimento de projetos turísticos capazes de gerar novos empregos e renda.



 

Em visita ao município de Oiapoque, a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, fez levantamento dos potenciais turísticos do município e constatou a necessidade de treinamento de pessoal para quando ser aberta ao tráfego a ponte binacional que liga o Brasil à Guiana Francesa.

Acompanhada de técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a gestora mapeou as principais atividades turísticas da cidade. “Oiapoque é um município amapaense rico em ecoturismo, turismo histórico, turismo cultural, turismo de pesca, turismo de aventura, entre outros. Além de estar localizado em ponto estratégico para essas atividades”, pontuou.

A secretária destacou as potencialidades do Oiapoque: atrativos históricos, artísticos, religiosos, recursos naturais ou paisagísticos, com ênfase para as unidades de conservação do Parque do Tumucumaque e o Cabo Orange. “Essas localidades concentram uma densa vegetação e diversas comunidades indígenas, além das águas do Rio Oiapoque com suas cachoeiras e balneários”.

Além das belezas naturais, outro destaque são as festividades culturais e religiosas, como a Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município, e Turé, reunião anual de todas as tribos indígenas do Amapá e norte do Pará. “Também o artesanato local se destaca pela beleza e singularidade produzido pelos próprios índios”, lembrou Lamarão.

De acordo com a secretária, com a abertura da ponte binacional, o Amapá terá um grande salto econômico com o fortalecimento das atividades turísticas no município. “Por ser uma cidade localizada na fronteira brasileira, Oiapoque possui papel estratégico do ponto de vista econômico e de circulação”, disse.

Na avaliação de Syntia, o apoio financeiro e logístico do governo do Estado auxiliará no desenvolvimento de projetos turísticos, capazes de gerar novos empregos e renda. “Precisamos investir no treinamento de pessoal para receber os novos visitantes que a abertura da ponte binacional trará. Precisamos investir em cursos para guias de turismo e atendimento pessoal”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade