Nota 10

Governo prepara programação especial de férias no Museu Sacaca

As crianças poderão, ainda, conhecer o Planetário Móvel Maywaka, uma atração do Museu Sacaca que é liberada para visitação no terceiro sábado de cada mês.


Contação de histórias, oficina de fotografia, festival de pipas e brincadeiras de quintal são apenas algumas das opções de atividades proporcionadas pelo Governo do Amapá, durante a primeira programação de férias do Museu Sacaca, que se inicia na próxima segunda-feira, 18, e se estende até o dia 30. Todas as atividades são gratuitas, com exceção da oficina de fotografia, cuja inscrição custa R$ 20 e pode ser realizada no setor de administração do prédio.

A programação tem como objetivo aproveitar o período de férias escolares para ampliar a aproximação entre a comunidade e o Museu Sacaca, de forma que a instituição se consolide, cada vez mais, como uma opção de lazer e de visitação para a população amapaense.

A diretora da instituição, Aimée Favacho, destaca que a programação de férias abrange todas as idades. As crianças poderão participar de atividades como a oficina de brincadeiras de quintal, que envolverá jogos tradicionais como vareta, bola de gude, elástico, dama e boliche. “Queremos que elas se divirtam com essas opções de lazer mais tradicionais, que muitas vezes elas nem conhecem”, enfatizou.

O público infantil também poderá aprender a fazer bonecas Abayomi – boneca de pano sem costura alguma, feita apenas de nós ou tranças. O brinquedo é um símbolo tradicional da cultura africana. O termo Abayomi, significa encontro precioso, em Iorubá, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim e forma uma das principais etnias da África.

As crianças poderão, ainda, conhecer o Planetário Móvel Maywaka, uma atração do Museu Sacaca que é liberada para visitação no terceiro sábado de cada mês. Trata-se de uma cúpula inflável com 5 metros de diâmetro e 4,5 de altura, que se destina a divulgar a ciência e a astronomia. O planetário permite que os visitantes obtenham informações sobre o universo, por meio de vídeos e palestras. Além disso, haverá oficinas de pipa, de pintura e de contação de histórias.

Os adolescentes e adultos, por sua vez, poderão participar de atividades como oficinas de capoeira, zumba, marabaixo e origami (arte tradicional japonesa, que consiste em fazer dobraduras criando representações).

Oficina de Fotografia
Haverá, ainda, uma oficina de fotografia ministrada pelo fotógrafo Maksuel Martins, que atua na área há nove anos. “É uma oficina básica, voltada para iniciantes. No primeiro dia, iremos falar sobre os conceitos básicos de fotografia e no segundo teremos uma aula prática. A ideia é produzir uma exposição virtual com a produção dos participantes”, explica o fotógrafo. Os participantes precisam ter no mínimo 15 anos de idade e devem levar seu próprio equipamento que pode ser câmera (profissional ou não), celular ou tablet.
O Museu Sacaca pertence ao Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Cronograma de Programação de Férias do Museu Sacaca

Dia: 18.7 (terça-feira)
Contação de Histórias (manhã e tarde)
Dia: 19. 7 (quarta-feira)
Brincadeiras de quintal: macaca, bola de gude, elástico, dama, boliche, xadrez e vareta (manhã e tarde)
Dia: 19 a 21.7 (quarta a sexta-feira)
Oficina de origami (manhã)
Dia: 20.7 (quinta-feira)
Brincadeiras de quintal (manhã)
Oficina “Pintando o Museu” (tarde)
Dia 21.7 (sexta-feira)
Planetário Móvel Maywaka (tarde)
Dia 22.7 (sábado)
Oficina de boneca Abayomi (manhã)
Festival de Pipas (tarde)
Dias 22 e 23.7 (sábado e domingo)
Oficina de fotografia (tarde)
Dia 23.7 (domingo)
Oficina de capoeira (manhã)
Sessão de cinema (tarde)
Dia 25.7 (terça-feira)
Caça ao tesouro (manhã)
Planetário (tarde)
Dia 26.7 (terça-feira)
Contação de histórias (tarde)
Dia 27.7 (quarta-feira)
Oficina de zumba (tarde)
Dia 28.7 (quinta-feira)
Brincadeiras de quintal (tarde)
Dia 29.7 (sábado)
Oficina de bonecas Abayomi (manhã)
Dia 30.7 (domingo)
Oficina de marabaixo (manhã)
Sessão de cinema (tarde)


Deixe seu comentário


Publicidade