Nota 10

Grupos de idosos assistidos pelas UBS’s entram no clima de festa junina

Composto por cerca de 60 idosos, o Força, Vida e Saúde faz acompanhamento três vezes na semana e nenhum dia é igual ao outro.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início nesta terça-feira, 13, às festividades juninas, organizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para os grupos de idosos que são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Hoje foi o dia do grupo Força, Vida e Saúde, da UBS Marabaixo, ter um momento de interatividade com muita dança e comidas típicas.

Composto por cerca de 60 idosos, o Força, Vida e Saúde faz acompanhamento três vezes na semana e nenhum dia é igual ao outro. Os participantes recebem sessões de fisioterapia, alongamento e relaxamento, serviço nutricional, além de atendimento com fonoaudiólogo e psicólogo. Tudo voltado para a mesma finalidade, a promoção à saúde da pessoa idosa, já que todos os frequentadores possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Membro do grupo há quatro anos, João Maia, 68 anos, foi eleito o melhor dançarino. Ao receber a premiação, enfatizou a importância do trabalho da prefeitura na vida de cada um que participa das atividades. “Só tenho a agradecer a toda essa equipe que, pacientemente, nos acompanha toda semana, e nos proporciona momentos como este. Durante nossos encontros, não ficamos parados, fazemos atividades físicas que nos ajudam a ter mais força”.

Nesta quarta-feira, 14, ocorreu a festa do grupo da UBS Hilda Iléia, na comunidade quilombola do Curiaú; e no dia 23 de junho,  ocorrerá a do grupo da UBS São Pedro. A prática de exercício físico em idosos contribui na prevenção das quedas, pois fortalece os músculos, melhora a velocidade de andar, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Fotos: Dayane Ferreira


Deixe seu comentário


Publicidade