Nota 10

Hospital Alberto Lima inaugura espaço de lazer para pacientes da ala de psiquiatria

Na sala de praxiterapia serão realizadas atividades lúdicas, terapêuticas e físicas com os pacientes; espaço também tem uma biblioteca e sala de vídeo.


O Hospital de Clínicas Alberto Lima inaugurou nesta quarta-feira, 5, a Sala de Praxiterapia, no Setor de Psiquiatria, onde serão realizadas atividades lúdicas, terapêuticas e físicas. O espaço conta, ainda, com uma biblioteca e sala de vídeo para o lazer dos pacientes.

“Estamos dando um espaço adequado para eles realizarem atividades, a fim de evitar que se sintam ociosos. Os pacientes terão uma lousa onde vão poder expressar suas emoções e fases durante a internação”, explicou a coordenadora estadual de Saúde Mental, Maria Guerreiro.

Durante a inauguração, foi realizada pela primeira vez uma programação natalina para os pacientes, ex-pacientes, familiares e servidores com um show voluntário do cantor paraense Wanderley Andrade, distribuição de brindes e exposição de quadros.


A pedagoga Rosângela Pariz, 54 anos, mãe de uma ex-paciente da clínica, disse que é importante a abertura do espaço para que os familiares possam conhecer e participar. “É emocionante abrirmos a porta e falar de saúde mental da forma como temos falado. Vemos o cuidado que a equipe inteira tem com um evento no qual todos podem participar. Isso faz muita diferença no tratamento e para as pessoas que trabalham aqui”, considerou.

A atração principal da noite, o cantor Wanderley Andrade, fez um show que animou todos com os sucessos mais conhecidos pelo público. Ele disse que a ideia para o show voluntário surgiu durante uma visita feita em novembro, deste ano, ao Setor de Psiquiatria.

“Da última vez que estive em Macapá, vim visitá-los. Vi que é um trabalho muito bonito e pensei em como poderia ajudar: minha arte. O melhor da vida é fazermos os outros felizes. Isso para mim está sendo altamente satisfatório, um dos shows mais bonitos que já fiz na minha vida”, avaliou o cantor.


Wanderley ainda fez outro show voluntário na manhã de quinta-feira, 6, para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Atendimento psiquiátrico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está adequada às novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), quando o assunto é atendimento psiquiátrico. Após avaliação do médico plantonista, feita no Hospital de Emergência (HE), o paciente que apresenta transtornos mentais deve ser encaminhado, em até 72 horas, ao setor especializado do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

Além do Hcal, a rede estadual de atendimento possui ainda os Centros de Atenção Psicossocial Casa da Gentileza (Caps) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).


Deixe seu comentário


Publicidade