Nota 10

Hum…que delícia! Chocolate quente faz bem para a memória

Cacau para prevenir perda de memória e abacate para combater colesterol elevado estão entre sugestões 


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Não são só os remédios que combatem problemas de saúde. Alguns alimentos podem ajudar a controlá-los, quando aliados a uma dieta equilibrada. Sabia que suco de beterraba é indicado para quem tem pressão alta e que chocolate quente previne memória ruim? Confira detalhes dessas e de outras conclusões de estudos recentes.

1 – Abacate – De acordo com um estudo recente do Avocado Council e publicado no Journal of the American Heart Association, consumir um abacate por dia como parte de uma dieta moderada em gordura (34% de calorias provenientes de gordura) pode ajudar a reduzir o colesterol.

2 – Peixes oleosos – Indicação: redução do risco de artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença que causa inchaço, inflamação e rigidez nas articulações, e é mais comum entre pessoas com mais de 50 anos.

3 – Suco de beterraba – Tem pressão arterial elevada? De acordo com um estudo recente da Universidade de Londres, na Inglaterra, e financiado pela Fundação Britânica do Coração, apenas um copo de suco de beterraba por dia pode ajudar a reduzir o problema. A análise descobriu que os níveis elevados de nitratos na beterraba ajudam a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos e, como resultado, reduzem a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

4 – Amêndoas – As oleaginosas podem ser uma grande fonte de proteínas e gorduras boas, mas muitas pessoas as evitam por causa do alto teor calórico.

5 – Chocolate quente – Previne a perda de memória e melhorar a saúde cardiovascular. Cientistas da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, testaram a memória e habilidades de pensamento de 60 idosos antes e depois de um período de 30 dias em que beberam duas xícaras de chocolate quente por dia. Metade dos participantes consumiu cacau com níveis normais do antioxidante flavanol, enquanto o restante saboreou uma versão de baixo teor de flavanol. Constatou-se que as pessoas com o fluxo sanguíneo cerebral prejudicado apresentaram melhora da função de memória quando ingeriram cacau com maior teor de flavanol.

6 – Folhas verdes – A gordura conhecida como gordura boa, pode ajudar o corpo a queimar gordura em vez de armazená-la. Alie o consumo de folhas verdes a caminhadas ao ar livre em dias mais frios, que também colaboram com a gordura marrom.

7 – Mingau de aveia – Segundo pesquisas, o mingau de aveia pode ajudar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Também é uma grande fonte de magnésio, um mineral que ajuda a regular os níveis de insulina e glicose.

 
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