Nota 10

Igreja São José comemora 260 anos durante festividade do padroeiro

A matriz, que fica na rua São José, centro de Macapá, foi Catedral durante anos e é o monumento mais antigo da capital.


Railana Pantoja
Da Redação

 

No próximo dia 19 de março será celebrado mais um dia de São José, santo padroeiro de Macapá e do Amapá. Este ano a programação é mais restrita, por causa da pandemia do novo coronavírus, e pode ser alterada a qualquer momento se a situação epidemiológica de Macapá agravar ou se os decretos estadual e municipal assim orientarem.

Com o tema “São José, protegei-nos com coração de pai” e o lema “Tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados”, a Diocese de Macapá lançou na sexta-feira (5) o cartaz da Festividade.

“A missa de abertura acontece no dia 27 de fevereiro, às 19h, na Catedral São José, com celebração presidida pelo nosso bispo Dom Pedro José Conti. É uma programação diferente dos outros anos, claro, por causa da pandemia”, anunciou Alcinei Souza, integrante da coordenação da Festividade.

No dia 19 de março ocorrerão celebrações festivas na Catedral, iniciando às 7h30 com missa solene. Em seguida, às 9h, acontece a carreata pelas ruas de Macapá, e outra missa às 11h. Além disso, às 12h haverá uma queima de fogos em homenagem ao santo padroeiro. Neste ano a Diocese também comemora, no dia 6 de março, os 260 anos de fundação da igreja matriz de São José, localizada na rua São José, centro da capital.

“Nossa pequena Igreja de São José de Macapá, que já foi Catedral, estará comemorando 260 anos. Portanto, no dia 6 de março haverá uma celebração, às 19h, por causa dessa comemoração, que também faz parte da programação de São José”, lembrou Alcinei.

Programação social
Segundo Alcinei, uma live e um sorteio serão organizados no dia 19 de março. “Será uma transmissão pelo Facebook, com direito à música, apresentações de dança e o sorteio de uma rifa, que já está sendo vendida na secretaria da Catedral ao custo de R$ 5”, finalizou Alcinei Souza.


Deixe seu comentário


Publicidade