Nota 10

II Festival Estudantil Cantando Marabaixo será neste sábado, Dia Estadual do Marabaixo

A etapa de produção das músicas pelos alunos iniciou dentro das escolas, incentivados por professores e integrantes do Movimento.


Alunos de nove escolas do Amapá participam do II Festival Estudantil Cantando Marabaixo, que acontece neste sábado, 16, na quadra da Escola Jesus de Nazaré. O projeto Cantando Marabaixo nas Escolas é de inciativa do Movimento Nação Marabaixeira, que está incentivando jovens e adolescentes a produzirem músicas da cultura tradicional do Amapá, passando assim a conhecer e valorizar o legado deixando pelos antepassados. A data foi escolhida para o festival é o Dia Estadual do Marabaixo.

 

Os cerca de 60 estudantes vêm das escolas Augusto dos Anjos, Sebastiana Lenir, Edgar Lino, Jesus de Nazaré, IFAP, Risalva do Amaral,  Aracy Mont’Alverne, José Bonifácio e Maria Cristina, de Porto Grande. Eles já passaram pelas duas etapas do projeto, de produção das letras e melodia, e gravação  do CD, e agora aguardam o Festival, onde serão avaliados por uma banca de jurados que irão julgar os quesitos letra, melodia, interpretação, arranjo e originalidade.

 

A etapa de produção das músicas pelos alunos iniciou dentro das escolas, incentivados por professores e integrantes do Movimento. Chamadas de “ladrões”, as letras trouxeram de volta o modo de contar histórias dos antigos moradores afrodescendentes de Macapá, que relatavam o cotidiano nas canções, acompanhadas por caixas, tocadas nas rodas de marabaixo. Os versos eram cantados pelo “cantador”, e interrompido por outros, que “roubavam” a vez e cantavam seus versos, em uma disputa musical que faz parte da cultura do marabaixo do Amapá.

 

“O processo de produção dos ladrões e aprendizado do toque das caixas aconteceram nas salas de aula, e os alunos que já vivenciam a tradição do marabaixo foram muito importantes, porque já têm facilidade na arte, e  acabaram chamando atenção de outros colegas que criam interesse. Fazer com que os alunos participem da produção como antigamente é importante para resgatar a história e os costumes”, explicou Carlos Piru, coordenador do projeto.

A data escolhida marca o Dia Estadual do Marabaixo, instituída oficialmente em  2010, com base em fato de 2008, quando, no dia 16 de junho marabaixeiros e membros de famílias tradicionais fizeram manifestações pedindo respeito. Os fatos desrespeitosos ocorreram por parte do Governo do Estado, ao não repassar recursos suficientes para o Ciclo do Marabaixo; da igreja católica, que não permitir a entrada dos símbolos tradicionais do marabaixo na igreja São Benedito; e de um membro do Poder Judiciário, que acionou a polícia para acabar com a tradição do ciclo Neste ano.

 

Serviço:

II Festival Estudantil Cantando Marabaixo

Data: sábado, 16 de junho.
Local: quadra da Escola Jesus de Nazaré
Hora: 19h


Deixe seu comentário


Publicidade