Nota 10

II Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável debate territórios criativos e futuros Regenerativos

Evento acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, no Museu Sacaca, em Macapá


 

Nos dias 4 e 5 de setembro, o Museu Sacaca receberá a segunda edição do Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável, encontro que se consolida como espaço de diálogo e experimentação sobre ecologia integral, tecnologias regenerativas e práticas do bem viver.

 

Com uma programação imersiva que inclui caminhada, painéis de debates e apresentações culturais, o evento busca conectar diferentes áreas do conhecimento e propor soluções frente à emergência climática. “O Simpósio nasceu do esforço de reunir pessoas para compartilhar processos, práticas e ferramentas capazes de gerar menos impactos ambientais e apontar caminhos para um futuro mais sustentável”, explica Jó Sales, coordenador do Instituto Amazônia Criativa.

 

 

A abertura será marcada pela Jornada Gwatah, uma caminhada de dezembro quilômetros passando por pontos turísticos de Macapá, que promoverá conexão com o território, coleta de dados e consciência ambiental. Entre os destaques da programação estão o ativista paranaense Diego Saldanha, criador da ecobarreira no rio Atuba (PR), e reflexões sobre o legado de Chico Mendes, conduzidas por Khelven de Castro, do Comitê0 Chico Mendes (AC).

 

O Simpósio também será palco do lançamento de duas plataformas inovadoras: a Jornada Gwatah, idealizada pelo pesquisador amazônida Dr. Josimar Azevedo, resultado de duas décadas de estudos na PUC Minas; e a Plantae, da empresa amapaense Unit Carbon, voltada para a compensação de créditos de carbono por meio de soluções tecnológicas.

 

Os painéis reúnem nomes de peso, como o carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha, que falará sobre o Território Criativo Amazônico; a secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, com uma análise sobre Cidades Criativas na Amazônia e a COP30; e Marcos Moura, do Instituto Ajuri (AM), que discutirá o potencial da Floresta Criativa e Econômica.

 

 

A programação contará ainda com representantes de povos indígenas, instituições públicas, produtores culturais e ativistas ambientais do Amapá. As noites serão encerradas com apresentações artísticas na Festa da Floresta e toda a programação será registrada em formato de podcast, ampliando o alcance dos debates.

 

O II Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável se afirma como um território vivo de ideias, afetos e possibilidades, reforçando que o cuidado com a Amazônia é essencial para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.

 

 

As inscrições para os painéis pode ser feita via link clicando AQUI.

 

Programação:

Dia 4

Vivência, Educação e Inspiração

 

Manhã

5h às 12h – Jornada Gwatah – Caminhada experimental em Macapá (10 km)

Modalidade: Caminhada pela Ecologia Integral

Participação via inscrição na Plataforma Gwatah

 

Tarde

14h30 – Credenciamento e acolhimento

 

15h00 às 16h30 – PAINEL 1 – Mururé

Palestra/experiência ‘Uma infância nadando no rio Atuba’ – Diego Saldanha (Projeto Ecobarreiras)

 

16h45 às 17h30 – PAINEL 2 – Mucura

Tema: Novos Empates – O legado de Chico Mendes

Debatedores:  Khelven de Castro Correia (Comitê Chico Mendes – AC); Dalva Miranda (Escola Família Agrícola do Carvão / Mazagão – AP)

Mediação: Instituto Mapinguari

 

18h às 19h – Lançamento de Tecnologias Regenerativas Amazônicas: Jornada Gwatah (Gwatah. Soluções Regenerativas) e Plantae (Unit Carbon)

Debatedores:  Josimar Azevedo – Gwatah. Soluções Regenerativas; Weverton Nelutty – Unit Carbon

Mediação: Instituto Amazônia Criativa

 

Noite – a partir das 18h

Feira Criativa e Festa da Floresta:

Snoop

Grupo Indígena

Grupo Flor Pequena

Marabaixo

Luxuosos Corações

 

Dia 5

Diálogos sobre Futuros Regenerativos e Floresta Criativa

 

Manhã

9h – acolhimento

 

9h15 às 10h15 – PAINEL – Adaminã

Tema: Diversidade de Narrativas dos Povos Originários do Amapá

Debatedores: Cláudia Almeida – mulher indígena, poetiza e professora; Yermollay Caripoune – Artista Visual, indígena da etnia Karipuna (Oiapoque AP);  Sônia Jean-Jacque – Secretária de Estado dos Povos Indígenas do Governo do Estado do Amapá

Mediação: Otto Ramos – Escritório MinC AP

 

10h30 às 11h30 – PAINEL – Açaí

Tema: Amazônia Criativa – Arte como Resistência Territorial e Economia da Floresta

Debatedores: Marcos Moura – Instituto Cultural Ajuri (Parintins – AM); João Capiberibe – Empreendimento Flor de Samaúma; Augusto Oliveira – Fundador do Museu Sacaca

 

Tarde

15h- acolhimento

 

15h20 às 16h30 – PAINEL – Meu Endereço

Tema: COP 30 – Cidades Criativas e Resilientes – Urbanismo Integral na Amazônia.

Debatedores: Úrsula Vidal – Secretaria de Cultura do Estado do Pará – escultor-PA; Clícia Di Miceli – Secretaria de Cultura do Estado do Amapá – Secult-AP; Renato Carvalho – Arquiteto, Cenógrafo e Diretor de Artes.

Mediação: Instituto Amazônia Criativa

 

16h45 às 18h15 – PAINEL– Sacaca

Tema: Protagonismo Criativo, Saberes Ancestrais e Narrativas da Floresta

Debatedores: Milton Cunha – Academia Brasileira de Artes Carnavalescas – ABAC;

Armistrong Sacaca  – Jornalista e Pedagogo; Josilana Santos da Fundação Marabaixo

Mediação:  Salgado Neto

 

Noite – a partir das 18h

Feira Criativa e Festa da Floresta:

Grupo Afro Baraka

Poetas Azuis

Finéias Nelluty

 


Deixe seu comentário


Publicidade