Nota 10

Império da Zona Norte recebe a visita da Corte Carnavalesca

Ação integra a programação da Vila da Corte e reforça o carnaval como vetor de desenvolvimento econômico, turístico e cultural no estado


 

O Governo do Estado do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a visita da Corte Carnavalesca do Carnaval do Meio do Mundo 2026 à Escola de Samba Império da Zona Norte, em Macapá. A iniciativa faz parte da programação da Vila da Corte e reafirma o compromisso do Estado com o fortalecimento do carnaval amapaense e a valorização da cultura popular.

 

A agenda reuniu gestores públicos, dirigentes da escola, integrantes da comunidade e brincantes, promovendo um momento de integração cultural e apresentação do projeto artístico que a agremiação levará para a avenida Ivaldo Veras no próximo carnaval.

 

 

Para o Carnaval 2026, a Império da Zona Norte apresenta o enredo “Amazonas, o que diz a tua foz – Da preservação ao progresso”, que propõe uma narrativa poética sobre o Rio Amazonas, desde sua nascente até a foz no Amapá, destacando a biodiversidade, os povos tradicionais e os desafios contemporâneos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

 

A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, destacou que a programação da Vila da Corte é estratégica para o fortalecimento do turismo e da economia criativa no Amapá.

 

 

“Dando prosseguimento às atividades da Vila da Corte, reunimo-nos hoje na comunidade, na associação, na Escola de Samba da Zona Norte. A programação é intensa e visa consolidar o Estado do Amapá no desenvolvimento econômico, especialmente no âmbito do turismo, além de valorizar nossa cultura e história.

 

Encontramo-nos na fase final da Vila da Corte, um momento especial em que a comunidade terá uma prévia do espetáculo que será apresentado na avenida Ivaldo Veras. Logo após a Vila da Corte, iniciaremos o ensaio técnico e o acompanhamento dos últimos preparativos para os grandes desfiles de 13 e 14 de abril na avenida Ivaldo Veras”, afirmou a secretária.

 

A presidente da Escola de Samba Império da Zona Norte, Michelle Carvalho, ressaltou que a visita integra o calendário oficial da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (LIESAP) e permite que a comunidade conheça um pouco do que será apresentado no desfile oficial.

 

“O evento de hoje faz parte do calendário da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá, a LIESAP. Recebemos a visita da Corte do Carnaval, que percorrerá as dez agremiações. Aproveitamos esse momento para apresentar um pouco do que será visto na avenida, com o desfile das alas, das baianas, o show das passistas e da nossa bateria imperial. É uma pequena amostra do que estamos preparando, já que o restante ficará como surpresa para o grande dia do desfile”, destacou a presidente.

 

A confiança e o entusiasmo também marcam o clima dentro da escola. O mestre de bateria da Império da Zona Norte, Mikiba Tavares, filho do Rei Momo Sucuriju, falou sobre a expectativa para o próximo carnaval.

 

“Estou com uma grande expectativa para a nossa escola este ano. Queremos realizar um bom trabalho e fazer um belo carnaval para abrilhantar a avenida Ivaldo Veras”, afirmou.

 

 

A Império da Zona Norte chega ao Carnaval do Meio do Mundo 2026 em evidência após conquistar o Festival de Sambas de Enredo promovido pela LIESAP, reforçando o protagonismo da escola e o fortalecimento do carnaval como política pública de cultura, turismo e geração de emprego e renda no Amapá.

 

A programação de visitas da Corte Carnavalesca do Carnaval do Meio do Mundo 2026 segue nas próximas semanas, contemplando outras agremiações da capital:

  • 📍 24 de janeiro (sábado) – Embaixada do Samba Cidade de Macapá
  • 📍 30 de janeiro (sexta-feira) – Maracatu da Favela
  • 📍 6 de fevereiro (sexta-feira) – Império do Povo
  • 📍 7 de fevereiro (sábado) – Solidariedade

 

Com ações integradas, o Governo do Amapá reafirma o carnaval como uma das maiores expressões culturais do estado e um importante instrumento de promoção turística, desenvolvimento econômico e fortalecimento da identidade do povo amapaense.

 


Deixe seu comentário


Publicidade