Diário no Carnaval

Império do Povo recebe a ‘Visita da Corte’ em Santana

Agremiação carnavalesca é a terceira das 10 escolas que irão desfilar na avenida nos dias 9 e 10 de fevereiro


 

Governo do Amapá e a “Corte do Carnaval” da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) foram recebidos nesta quarta-feira, 24, pela agremiação carnavalesca Império do Povo, em Santana, na tradicional visita para mostrar um pouco do que pretende levar para o Sambódromo de Macapá, no dia 9 de fevereiro, no primeiro dia dos desfiles.

 

O esquenta contou com apresentação da bateria, musas, rainha, passistas e o casal oficial de mestre-sala e porta-bandeira da verde e branco, única escola representante do segundo maior município do estado, que este ano no Grupo Especial defenderá o enredo: “A folia da mãe de Deus da Piedade”, que conta sobre a história de resistência e fé da comunidade do Igarapé do Lago.

 

O encontro ocorreu na Central do Carnaval de Santana, onde a Corte, o vice-governador, Teles Junior e as secretárias da Cultura e Turismo, Clicia Di Miceli e Ane Monte, destacaram a expectativa e a integração da comunidade santanense para o sucesso do Carnaval 2024.

 

 

“O Carnaval amapaense é o maior e o melhor do norte do Brasil, que vai além da alegria, é um evento que aquece nossa economia, nos comércios locais em diversos setores, além de empreendedores como: maquiadores, cabeleireiros, manicures, costureiros, soldadores, pintores, cantores, bailarinos. O carnaval também fortalece nossa cultura, e ajuda preservar a história do Amapá, será o melhor carnaval de todos os tempos”, pontuou o vice-governador, Teles Junior.

 

De acordo com a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli, a visita representa também uma forma de prestação de contas dos investimentos feitos às escolas que irão desfilar na avenida do samba.

 

“Durante as visitas podemos observar de perto todo o capricho com o quais as escolas vêm se dedicando, seja em fantasias, nos enredos, em cada detalhe de suas apresentações, isso mostra compromisso e responsabilidade com o investimento feito ao nosso maior patrimônio cultural, o carnaval amapaense”, frisou a secretária.

 

O Governo do Amapá destinou mais de R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O valor garantido através de articulação do senador Davi Alcolumbre, foi repassado diretamente às escolas de samba em uma parcela única. O evento conta também com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) do Amapá.

 

Segundo o presidente da Liesap, Jocildo Lemos, a boa aplicação do recurso resulta na geração de emprego e renda nos municípios como Santana. “Cada real investido nas escolas samba e no carnaval volta em geração de emprego e renda e mais ainda na satisfação e no sorriso das pessoas que amam o carnaval, o nosso compromisso é com a cultura do povo amapaense”, afirmou o presidente da Liesap.

 

 

Império do Povo

A campeã do grupo de acesso do carnaval amapaense de 2023, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, foi fundada oficialmente em 3 de fevereiro de 1993, e estreou na avenida, em 1999, um ano após, filiar-se a Liga das Escolas de Samba.

 

Durante a visita da Corte, o presidente da Nação verde e branco, Wesley Braga, agradeceu o apoio recebido através da parceria com o Governo do Amapá. “É um trabalho grandioso, eu só tenho a agradecer em nome da nossa comunidade, que já adquiriu todas as 1.200 fantasias da escola para desfilar esse ano, nossa expectativa é levar a nação santanense imperiana uma apresentação grandiosa e merecedora do título”, afirmou o presidente.

 

Quem também esteve presente no ensaio técnico da agremiação santanense foi a foliã e admiradora da escola, Arminda Nogueira. “Me sinto muito feliz, muito satisfeita em fazer parte dessa história, participo desde a criação quando Império ainda era bloco e desfilava aqui na avenida Ubaldo Figueira, as expectativas são melhores o trabalho da comunidade é intenso no barracão, nossa escola vai sim fazer um lindíssimo carnaval”, destacou a brincante.

 


Deixe seu comentário


Publicidade